quarta-feira, 29 de julho de 2020

Corrida nº 472 - Corrida Elite Runners USB

Na manhã dessa terça-feira dia 29 julho 2020 no Engenhão os azulzinhos da Equipe Elite Runners USB se reuniram. Até que enfim depois de 6 meses sem competir, devido essa pandemia do COVID-19 que estamos convivendo, hoje pudemos sentir a adrenalina das competições.

O dia amanheceu nublado, fazendo um pouco de frio,  ao chegar na estação de trem do Engenhão às 7 horas da manhã, caiu maior pancada de chuva, mas logo, logo ela foi se embora. Cheguei no local marcado onde a nossa Diretora da Equipe (Elsi) já se encontrava no local nos aguardando. Quando todos amigos chegaram fomos aquecer para dar início a corrida, aquecemos por cerca de 3 kms. Da equipe comparecerem 11 atletas (Jorge Cerqueira, Gisele, Graça, Liu, Paulinha, Rejane, Cosme, Damião, Eliezer, Fabiano e Ricardo) Lembrando que essa competição foi somente para a Equipe. Entre esses feras das curtas distâncias eu era o único atleta que corre  longas distâncias, daí competir com esses feras de elites já viu né...A corrida foi em torno do Estádio do Engenhão, tivemos que corrermos 3 voltas para totalizar os 6 Kms.

A corrida iniciou às 8 horas da manhã, todos largaram forte, como a minha vibe são as ultras distâncias, fui correndo acompanhando esses feras de elite, mas depois de mais ou menos 600 metros, eles aceleraram mais ainda e foram sumindo do meu campo de visão, após passar o 1° Km batendo no GPS 3 min 52 seg (muito forte), desacelerei um pouco, porque estava muito forte e fui correndo na casa dos 4 min e poucos por Km, mas em alguns pontos do percurso percebia no GPS que o mesmo voltava marcar 3 min e poucos segundos, mas quando ° colocado, mas depois da corrida fiquei sabendo que os irmãos gêmeos Cosme e Damião não são da equipe, somente compareceram para treinar e portanto acabei ficando em 4°  colocado, que bom que fui para o pódio e ainda por cima recebemos medalhas, vitaminas e uma grana extra, já eu ganhei 150 reais...Muito bom!!!

Correr junto com essa galera de elite foi bom, porque também deu para fazer um treino de luxo de velocidade é aí que me destaco nas Ultras. Mas disse para eles que correr curta distâncias é moleza, que na próxima vez eles terão que correr comigo no mínimo 100 Kms...hehehe.
Algumas fotos da Corrida
Reunidos para a largada
Completando uma das 3 voltas
Prova finalizada
Obrigado Elsi e Cel Rabelo
Valeu Edileusa e Cel Rabelo
Parabéns Rejane e Eliezer
Parabéns Fabiano
Parabéns Graça fominha veio de São Paulo para correr conosco...hehehe
Parabéns Paulinha e obrigado Edgar pelo apoio
Parabéns Ricardo
Valeu gêmeos Cosme e Damião
Família Elite Runners, foi uma manhã maravilhosa correndo com vocês Parabéns a todos e muito obrigado a Elsi, Cel Rabelo, Dalvirene, Edileusa e Edgard que ficaram no apoio nos apoiando. Valeu mesmo vocês são demais aos amigos da equipe que não puderam comparecer por algum motivo foi uma pena, vocês fizeram falta, mas na próxima estaremos juntos.🏃‍♂️🏃‍♀️💨🥇🇧🇷

terça-feira, 21 de julho de 2020

Nota de Falecimento: Claudionor Schottz

Esse espaço é destinado às corridas de rua e tudo que esteja ligado ao tema. Recebi a informação que o amigo corredor Claudionor Schottz  de Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro, faleceu na terça-feira dia 14 julho 2020. O mesmo saiu para treinar vindo a passar mal tendo um infarto. Ele chegou a ser socorrido pelos Bombeiros mas não resistiu falecendo no local.

O Blog presta uma grande homenagem a este amigo que partiu, corri várias corridas com ele tanto em Friburgo como aqui no Rio ele irá fazer muita falta. Uma grande perda para o atletismo. Descanse em paz amigo que Deus te receba de braços abertos. Deixo aqui todo meu respeito e meus sinceros sentimentos a toda sua família...Agora resta nós orarmos para que Deus conforte os corações de seus familiares nesse momento tão difícil.😭😭😭🙌

Pré-calendário do Circuito Brasileiro de Ultramaratonas 2020 ̸2021

Pessoal esse é um pré-calendário do Circuito Brasileiro de Ultramaratona de 2020/2021: 

A realização das Provas estão atreladas a melhora da situação da Pandemia.

Organizadores do Circuito Brasileiro de Ultramaratona (CBU), estamos lançando o Pré-Calendário para 2021.

Mesmo que num quadro de incertezas, devido a Covid-19, seguindo a tendência da Associação Internacional de Ultramaratona (IAU) em poder projetar um futuro promissor.

As Provas abaixo terão o Permit Bronze da Federação de Atletismo do seu Estado.

Os resultados serão oficialmente homologados: na Federação, com validade Regional, na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com validade Federal, e na Associação Internacional de Ultramaratona (IAU), com validade Internacional, que são os Órgãos Normativos Competentes das Ultramaratonas.

Elas também servirão como classificatória para o Campeonato Mundial de 24 horas e Continental de 100 Km de 2021 da IAU, que dependem da situação da Pandemia para serem realizados, assim como as Provas daqui.

Todas as Provas acontecerão de forma segura, se adequando as novas normas de segurança de saúde exigidas frente a crise que vivemos.

E caso situação pandêmica impeça a emissão do Permit Local a Prova será adiada, ou cancelada, conforme o contrato feito no regulamento de cada uma delas.

Se informe com o Organizador de sua preferência sobre mais detalhes.

Provas do Pré-Calendário do Circuito Brasileiro de Ultramaratona (CBU):
Data: 28 de novembro de 2020
- Local: Indaiatuba (SP)
   Prova: 100 Km
  Contato: Isa
  Telefone: (19) 996983950
Data: 30 e 31 janeiro de 2021
- Local: Manaus (AM)
   Prova: 50 Km, 100 Km e 24 horas
   Contato: James
   E-mail: james@togoal.com.br
  Telefone: (92) 988046725
Data: 06 e 07 fevereiro de 2021
- Local: Caieiras (SP)
   Prova: 50km, 100km e 24 horas
   Contato: Mariano
   E-mail: mariano-moraes@bol.com.br
   Telefone: 35 9976-12245

Data: 10 de Abril 2021
- Local: Indaiatuba (SP)
   Prova: 100 Km
‪  Contato: Isa
  Telefone: (19) 996983950
Data: 24 e 25 abril de 2021
- Local: Toledo (PR)
   Prova: 100km e 24 horas
   Contato: Sandra
   E-mail: corrertoledo@hotmail.com
   Telefone: (45) 998052667
Data: 01 maio de 2021
- Local: Vitória (ES)
   Prova: 50 km e 100 km
   Contato: Gusmão
   E-mail: gusmaoultra@gmail.com
   Telefone: (27) 981796232

Data: 8 de Maio de 2021
- Local: Nova Friburgo (RJ)
   Prova: 50Km e 100 Km 
  Contato: Augusto
  E-mail: prodesport@uol.com.br
  Telefone: (22) 999778045
Data: 29 maio de 2021
- Local: Bertioga.
   Prova: 50 km e 100 Km.
  Contato: Mônica
  E-mail: monica.otero@rocketmail.com
  Telefone: (11) 963758846

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Novidades para a Maratona do Rio 2020

A Maratona do Rio 2020 programada para acontecer nos dias 13 e 14 de junho, por causa da pandemia da COVID 19, teve que ser remarcada para os dias 11 e 12 de outubro. Mas pela incerteza, insegurança e instabilidade dessa doença fez com que a organização da prova cancelasse e irá realizar uma prova virtual.

Para maiores detalhes acompanhe o site da prova: www.maratonadorio.com.br

domingo, 19 de julho de 2020

Memória de um Corredor - Parte 9

Treino no Sumaré e Paineiras
Domingo, dia 12 julho 2020

Final de semana chegouuuu e é dia de longão, dessa vez não precisei acordar muito cedo para ir para o treino que bom, fui com o amigo Casini (obrigado). Saí de casa às 6:30h da manhã, já pronto e com sangue na veia para aquele longão na Floresta da Tijuca. Chegamos lá por volta das 7:15h da manhã onde já se encontrava alguns amigos. O dia estava perfeito para correr, céu limpíssimo e já com o astro rei iluminando a cidade do Rio de Janeiro que maravilha :) .

Durante a semana conversando com o amigo Bira e com o acesso da estrada da Floresta da Tijuca aberta para a galera treinar, decidimos marcar um treino na Subida do Sumaré e Paineiras, começando pelo início da Rua Alice em Laranjeiras (Essa rua é foi aberta em 1887, faz tempo viu...hehehe...pelo engenheiro Eduardo Klingelhoefer e o mesmo homenageou a sua filha Alice quando tinha 5 anos de idade pondo o nome dela nessa rua. Correr também é cultura).

Retornando ao treino para esse treino compareceram 8 corredores (Jorge, Bira, Andresa, Cris, Casini, Moraes, Hélio e Kyan) após alguns registros de fotográficos e filmagens o treino iniciou às 7:30 horas, o clima estava ameno. Eu mais uma vez fui o comunicação social da turma de corredores, fui registrando fotos e filmando ao longo do percurso. Inicialmente todos largaram juntos, a manhã estava fazendo um pouco de frio e o corpo ainda estava frio, corremos por cerca de uns 3 kms juntos e após isso se formou 3 pelotões os mais rápidos, o do meio e os mais lentos, eu ia e voltava algumas vezes registrando a galera, para se fazer isso tem que ter um bom condicionamento viu, porque não é fácil correr fazendo farteck morro acima...rsss. Fomos correndo pelas estradas sinuosas e algumas desertas. Ao chegar na entrada que dá o acesso ao Sumaré resolvemos reagrupar a galera, tão logo reagrupamos começamos ir em busca do objetivo. Lá de cima da para deslumbrar uma boa parte da cidade do Rio, em alguns instantes os ciclistas passavam por nós, fomos subindo e quando chegamos na casa do arcebispo do Rio havia dois cachorros vira latas e um deles só tinha 3 pernas e por incrível que pareça esse cachorro deficiente tentou nos atacar mas eu rapidamente gritei com eles e eles fugiram de nós...ufaaa...rsss...Subimos e alcançamos o primeiro objetivo com 14 Kms o acesso a torres do Sumaré, só que dessa vez o segurança lá em cima nos informou que estava proibido chegar nas antenas uma pena porque antes podia, mas já que não teve jeito continuamos no treino descendo rumo ao segundo objetivo as Paineiras descemos e com 15 Km alcançamos as Paineiras, rumamos correndo até a cachoeira, mas antes de chegar a cachoeira passamos por alguns amigos A Sylvia Pozzobon pedalando com alguns ciclistas e e mais adiante passamos pelos amigos correndo Rael e Beto que estavam em outro treino nas Paineiras nos cumprimentamos rapidamente e prossegui no treino. Ao chegar na cachoeira estava lá a primeira parte dos que correram rápido (Cris, Hélio e Moraes). Quando o Bira chegou na cachoeira foi o único que entrou na água gelada e olha que estava bem gelada...kkk...Eles resolveram esperar o restante do grupo e decidir prosseguir no treino indo até o Cristo Redentor, passei pelo antigo hotel das Paineiras que agora foi revitalizado e é um centro de visitantes, registrei uma foto lá rapidamente e ao chegar no acesso que sobe até o Cristo fui informando que o acesso estava fechado, por causa dessa pandemia que estamos vivendo sacanagem, para mim pelo menos a estrada até lá em cima estava aberta, uma vez que algumas semanas atrás foi noticiado que estava aberto a estrada e alguns  ciclistas tinham ido lá no Cristo. Mas tudo bem já que não tinha jeito continuei rumo ao terceiro objetivo que era finalizar o treino, mais um pouco abaixo a Débora estava subindo com um amigo nos falamos rapidamente e prossegui fui até o final do treino na rua Alice onde iniciamos o treino finalizando com 27,54 Km.
Algumas fotos do percurso
Início do treino


Na subida do Sumaré

Na cachoeira das Paineiras

Amigos encontrados lá em cima (Rael, Luciano e sua esposa e Beto, Débora e amigos)

No antigo Hotel das Paineiras

Descendo as Paineiras

Finalizando o treino na Rua Alice

Bira, Andresa, Cris, Casini, Moraes, Hélio e Kyan foi um prazer treinar com vocês parabéns, nos vemos em breve.🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♀️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Treino de força e resistência

Treino de força e resistência puxando pneu realizado na manhã de quinta-feira, dia 16 julho 2020 na Vila Militar de Deodoro no Rio de Janeiro - RJ.🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♀️💨🇧🇷

domingo, 12 de julho de 2020

Memória de um Corredor - Parte 8

Treino longo Recreio dos Bandeirantes
Domingo, dia 12 julho 2020, acordo às 4 horas da manhã porque é dia de longão dessa vez foi com os amigos da Equipe Passaporte Running. Me apronto e tomo café rapidamente, abro a janela de casa, olho o tempo e vejo que vai fazer aquele belo dia com muito sol, que beleza...rsss.

Hoje o longão foi diferente foi de bike + corrida + bike, marquei de ir com o amigo Zuma para o Recreio, então fui de bike até a casa dele dando 9,8 Km. Chegamos no Posto 10 da Praia do Recreio às 6:20h da manhã, o clima estava gostoso demais para correr, logo em seguida chegaram o Fábio e a Giovana. Eles iriam finalizar com 35 Km de uma corrida virtual e a Giovanna só iria fazer 4 Km, já eu como não concordo em fazer corrida virtual estava somente realizando o meu treino longo de final de semana. (Falando em Corridas Virtuais, estou recebendo várias mensagens de vários organizadores de corrida para correr suas Corridas Virtuais, estou negando todas porque não é a mesma vibe das corridas presenciais não é a mesma essência, mas nada contra com quem está fazendo).

Como não apareceu mais nenhum corredor(a) o treino iniciou às 6:30h da manhã. Eu fui acompanhando o Fábio e o Zuma nos Kms iniciais correndo devagar com eles para aquecer o corpo, já Giovana como iria fazer só 4 Km ela foi mais rápida indo na frente. Lá pelo 2,5 Km vi mais à frente o Rodrigo Tinoco morador de Campo Grande e gritei ele, perguntei a ele se ele também estava correndo a corrida virtual ele informou que sim e daí falei que o Fábio e O Zuma estavam na mesma Corrida Virtual e eles foram trocando umas idéias. Quando no GPS marcou 3,5 Km quase chegando na subida para pegar a Subida do Mirante do Roncador falei para o 3 que iria acelerar o pace porque iria fazer um treino mais longo do que eles.

E assim prossegui correndo rápido, passei pela Subida da Serra do Mirante do Roncador, mas a frente parei rapidamente para registrar o sol nascendo, passei pela Praia de Prainha, ao chegar na Praia de Grumari começou a ventar muito forte contra que dificultou correr mais rápido (Até lembrei da Cassino Ultra Race 230K). Prossegui no treino até pegar a subida que dá acesso a Barra de Mangaratiba, mas hoje o treino não seria até lá e sim fazendo a volta pelo mundo. Esqueci o nome dessa subida, ela é bem íngreme e mais difícil de subir e inclusive tem que tomar cuidado porque a rua é um pouco estreita e toda hora passa ciclistas e carros descendo e subindo. Antes de chegar no topo dessa subida olho para trás e mais ou menos uns 200 metros atrás vejo um corredor e ele grita o meu nome e digo bom dia, não deu para ver quem é direito porque estava prestando muita atenção na estrada por causa dos carros descendo e para não haver nenhum acidente. Quando cheguei no topo dessa subida, torno a olhar para trás para ver quem era esse corredor que tinha gritado o meu nome, mas ele não aparece, acredito que tenha retornado para a praia do Recreio novamente. Começo a descer e ao chegar lá embaixo viro a direita e continuo correndo, durante esse percurso passa por mim vários carros e ciclistas, alguns ciclistas me cumprimenta e faço o mesmo alguns que passaram por mim gritaram o meu nome, como eles estavam com máscara, foi difícil de reconhecer mas mesmo assim eu dava bom dia. Prosseguir o treino porque o treino jamais deve parar, Cheguei no Leão do Lions Club do Brasil, onde tem outra subida enorme. Subo até o Leão  para registrar uma foto mais rapidamente desisto e desço porque ao redor dessa estátua tem vários despachos de macumba, como esse pessoal gosta de sujar as ruas, deveria ser proibido isso. Lamentável....Registro uma foto de longe e começo a subir novamente quando vou chegando quase no topo dessa subida do leão com 20 Km avisto mais a frente descendo o amigo Rodrigo Tinoco que tinha encontrado mais cedo e pergunto para ele ué você não foi no mesmo percurso com o Fábio e O Zuma? Ele me respondeu que veio pelo outro percurso e eles foram pelo percurso que tinha passado, . Inclusive ele me reporta que o amigo Cláudio Ferreira, morador de Campo Grande falou para ele que tinha me visto lá embaixo aí que lembrei que um dos Ciclistas que tinha passado e falado comigo era ele...Bom vê-lo novamente, nos despedimos e desejei para o Rodrigo boa sorte na prova virtual que ele estava correndo e ele me desejou boa sorte no meu treino longo. Alcancei o topo dessa subida e comecei a descer forte para tirar o atraso das outras subidas.

Ao chegar lá embaixo no cruzamento e no plano continuo correndo já com uns 25 Kms, estava fazendo sol, mas com a ventania o clima estava bom para correr só não estava legal a ventania contra, mas prossegui em vez de pegar o acesso que dá a praia do Recreio fui correndo pela Av. das Américas corri mais uns 3 Kms e vi que a água da mochila estava acabando avistei um posto de gasolina e decidi parar para comprar água ao chegar lá dentro demorei um pouco devido só ter uma atendente atendendo umas 4 pessoas que estavam lá, mas contei até 10 e esperei com paciência...kkkk...Tão logo chegou a minha vez paguei e coloquei a aguá na mochila e prossegui no treino o vento contra continuava me atrasando, prossegui correndo até uma parte do BRT que dava acesso para o retorno a praia do Recreio, chegando na praia vejo no GPS 30 Km, resolvi ir correr pela reserva do Recreio mais uns 5 Kms a frente e retornei correndo mais 5 Kms para terminar no posto 10 do Recreio e assim finalizei correndo completando 40,5 Kms. Ao chegar no Zuma ele me falou que durante o percurso o Fábio tinha passado mal e parado com treino espero que o Fábio já esteja melhor. O treino longo de 40,5 Km terminei 3 horas e 45 minutos, antes que alguém fale alguma besteira, vale lembrar que esse tempo foi o tempo em movimentação correndo o tempo total com as paradas deu 4h 57min.

Retornei para a casa do Zuma para pegar a bike. Tão logo cheguei na casa dele peguei a minha bike e engatei no terceiro treino até em casa pedalando mais 9,82 Km. Totalizando o treino longo de hoje dando 60,12 Km.
Algumas fotos do percurso
Depois do Posto 12

Encontrando com o Rodrigo Tinoco
Paradinha rápida para  registrar o sol nascendo
Passando pela Prainha
Passando pela Praia de Grumari

Durante o percurso
Chegando no Leão da Lions Club
Quase finalizando o  treino na Reserva do Recreio
Zuma, Fábio, Giovanna e Rodrigo muito bom o treino de hoje e parabéns pela prova virtual que vocês realizaram com êxito. Zuma muito obrigado pela nova camisa da Passaporte Running a camisa é show.🏃🏾‍♂️🏃🏾‍♀️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

História de uma campeã: Vera Motta

Dados sobre o Esporte no Rio de Janeiro

Dados sobre o Sedentarismo

Depoimentos dos Corredores na Travessia Serra do Mendanha x Serra do Vulcão