segunda-feira, 11 de março de 2019

Competição nº 448 - 14ª edição Day Run - Corrida e Caminhada para a Paz 2019

Distância: 5 Km;
Tempo: 19 min 30 seg;
Pace por Km: 3 min 54 seg;
Velocidade média: 15,38 Km/h;
Local: Copacabana;
Colocação Geral: 37°;
Colocação Faixa Etária:3°; e
Total de Corredores: + de 1 mil Corredores.
Nesse último final de semana, domingo dia 10 março 2019, foi realizada em Copacabana à 14ª edição Day Run - Corrida e Caminhada para a Paz. Este evento esportivo foi criado para comemorar o aniversário do CISM (Conselho Internacional do Esporte Militar) e tem o objetivo de promover e integrar as Forças Armadas e a sociedade por intermédio do esporte, contribuindo para a paz mundial. Neste ano também celebra a realização dos 7 Jogos Mundiais Militares que será na China. Essa corrida é promovida em vários países, já no Brasil é promovida pelo Ministério da Defesa.

O dia amanheceu fazendo aquele belo sol, cheguei em Copacabana às 8:30h fui procurar o guarda volumes, mas não tinha...putz...acabei deixando com um amigo que estava na organização, fiz um breve aquecimento e fui para a linha de largada. Apesar desta corrida está na décima quarta edição, esta foi a minha segunda participação nessa prova, a primeira foi em 2011 e o percurso tinha sido de 10Km.
Kit da prova

Como prova curta não é minha praia e sim as longas distâncias a estratégia foi correr o mais forte possível. Após ter tocado o Hino Nacional às 9 horas em ponto foi dada à largada, lá fomos nós correndo por Copacabana, larguei forte junto com os Corredores de Elite o primeiro Km bateu 3min 54seg, eitaaa forte demais, mas não deixei o ritmo cair, segui em frente correndo forte até onde aguentasse, pois corremos 2,5 Km e fizemos o retorno, logo após o retorno passamos por um posto de hidratação peguei um copo e so tomei um gole dágua e descartei o copo e prossegui, depois do retorno ouvia muitos amigos gritando o meu nome (obrigado) finalizando os 5 Km ops no GPS marcou 4,62 Km em 19 min 30 seg na 37 Colocação e 3 na faixa etária. Foi um bom treino de velocidade.
Na largada
E foi dada  à largada

No sprint final...vaiii...

Mais uma missão concluída
Certificado com meu resultado
Avaliação da Prova:
Inscrição: As inscrições foram gratuitas para todos os Corredores...Ponto positivo;
Kit: Foi entregue dois dias antes na Sede da APPAI no Centro do Rio de Janeiro. Recebemos: 1 pequena sacochila de pano, 1 camisa, 1 número de peito, 4 alfinetes, 1 chip descartável...Ponto Positivo;
Guarda volumes: A organização não disponibilizou, mas deixei a minha mochila com um amigo...Ponto negativo;
Altimetria: Leve...Ponto positivo;
Percurso da prova: Foi todo plano, de asfalto, ao lado do Forte de Copacabana, corremos 2,5 até um certo ponto da praia de Copacabana e retornamos. Os batedores de moto foram abrindo o percurso para os corredores e também não teve trânsito...Ponto positivo; 
Posto de hidratação: Muito bom, a organização disponibilizou durante o percurso 1 posto de água com copo fechados e gelados e mais 1 na chegada e também ao concluirmos a prova recebemos 1 garrafa de gatorade...Ponto positivo;
Posto Médico: No local havia equipe médica com ambulâncias...Ponto positivo;
Banheiros: No local foi disponibilizados vários banheiros químicos...Ponto positivo;
Lanche: Na chegada recebemos água, gatorade e 1 barra de cereal...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os Corredores que cruzaram a linha de chegada de forma legal, receberam uma medalha arredondada de metal, na frente vindo escrito o nome da prova, atrás nada escrito e vindo com uma  fita personalizada nas cores branca e azul vindo escrito o nome da prova...Ponto Positivo;
Premiação: A organização da prova premiou com troféus os 3 primeiros colocados no geral Masculino/Feminino...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: A organização só premiou o primeiro de cada faixa de 10 em 10 anos, o certo seria premiar os 3 primeiros de forma correta...Ponto negativo;
Resultado da prova: A prova foi cronometrada pela empresa NEORACE, dos primeiros colocados foram divulgados no dia da prova e depois divulgado no site www.neorace.com.br ...Ponto positivo; e
Prova: Bom tirando a premiação das faixas etárias a corrida em si foi uma boa, deu para rever os amigos e fazer um bom treino de velocidade. O bom também que as inscrições para essa corrida foi gratuita. 

Parabéns a todos que correram nessa prova, nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏃🏃

sexta-feira, 8 de março de 2019

Carta sobre o Campeonato IAU Continental de Ultramaratona de 100K Américas



Prezados Atletas, Treinadores e Organizadores de Corrida.
1 - Oscar Susso:
Graças ao relacionamento do Oscar Susso junto à CBAT e à IAU, o Brasil vai poder realizar o Panamericano de 100K agora em julho 2019, e estamos pleiteando o Mundial de 50K em 2021. Sem o Oscar Susso, absolutamente nada aconteceria, pois salvo melhor juízo, NENHUM organizador de corrida do Brasil, está QUALIFICADO para organizar um campeonato significante da IAU.

2 - A Qualificação:
A qualificação de um organizador de corrida está regulamentada no Anexo B, item 0.1 da IAU e diz:
"Os organizadores deverão ter:
a) Experiência comprovada na organização de corridas;
b) Já ter sido organizador de pelo menos dois eventos padrão IAU com selo. Outra qualificação é referente ao cumprimento das normas da IAAF e da IAU durante os eventos.

3 - A Oportunidade:
Desta forma estamos vendo à seguinte oportunidade:
Qualificar o maior número possível de pessoas (Organizadores de Corrida, Técnicos e Atletas), para organizar MIAUC (Major IAU Championship), ou seja grandes eventos da IAU.

4 - Sua participação:
Estamos criando um Comitê Técnico que vai criar um "Manual de Eventos da IAU", que vai ensinar o passo-a-passo de como organizar estes eventos.

Este manual será assinado por todos os membros do comitê e será entregue ao Presidente da IAU o Sr. Nadeem Khan, por ocasião da MIAUC 100K Américas, em Bertioga, ou seja o Panamericano de 100K.

5 - Membros confirmados no Comitê:
Até o momento já aceitaram fazer parte deste Comitê Técnico às seguintes pessoas:
Gabriela Gaia - Organizadora;
James Junior - Organizador;
Fernando Nogueira - Organizador;
Roberto Cianfarini - Técnico;
Jorge Cerqueira - Atleta;
Pedro Cianfarini - Atleta;
Marcos Paulo - Atleta;
Maria Vargas - Organizadora;
Mariano Moraes - Técnico;
Monica Otero - Organizadora;
Márcio Zitei - Organiador;
Raissa Jardim - Técnica;
Ronaldo Marleta - Organizador;e
Vera Motta - Organizadora.

Caso você queira participar entre em contato.

Cremos que dessa forma estamos garantindo o futuro da Ultramaratona no Brasil.

                                                                                                             Mário Lacerda
Coordenador Geral da MIAUC 100k Américas 2019 

quinta-feira, 7 de março de 2019

Campeonato IAU Continental de Ultramaratona de 100K Américas

No dia 27 julho 2019 à cidade de Bertioga em São Paulo sediará pela primeira vez na América do Sul o Campeonato IAU Continental de Ultramaratona 10OK Américas, serão convidados 13 países à seguir: 
Argentina;
Brasil;
Bolívia;
Canadá;
Colômbia;
Chile;
Costa Rica;
Estados Unidos;
Equador;
México;
Peru;
Uruguai; e
Venezuela.

O Campeonato de Ultramaratona será disputado na categoria individual e por equipe.

Títulos a serem disputados
Nove atletas poderão se inscrever para disputar o título de Campeão individual de 100K das Américas e seis, dentre esses 9, disputarão o título de País Campeão de 100K das Américas.
Promotores do evento:
O Campeonato é um evento promovido pela IAU (International Association of Ultrarunners) e pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo).

Organização do evento:
Evento será organizado pela por uma equipe de organização da Brazil 135 Ultramarathon, com apoio da Federação Brasileira de Atletismo.

Para a modalidade de 100K só poderão se inscrever atletas Confederados e somente inscritos via CBAT. 
Inscrições para os 100K:
Oscar Susso - 11-94111-1248
E-mail: oscar@cbat.org.br

Em conjunto com a prova principal atletas em geral poderão se inscrever nas seguintes modalidades de 5K, 10K, 20K, 40K e 80K pelo site: www.ticketagora.com.br

Link do evento:
http://www.iau-ultramarathon.org/index.asp?col001=1874&tmp=tmp1&menu_id=News&submenux=News&more=x&foto=foto0

2ª edição da Ultramaratona Brasil 24 horas - Etapa Caieiras

Nesse final de semana dias 9 e 10 março 2019 à partir das 9 horas da manhã de Sábado os melhores atletas estarão em ação novamente, disputando na pista de atletismo do Centro Esportivo Municipal (Rua Portugal, 300 - Centro) - São Paulo à 2ª edição da Ultramaratona Brasil 24 horas - Etapa Caieiras, dentre eles estão:
Arilson Silva - SP;
Flávio Vieira - BR;
Itamar Bernardelli;
José Cássio - MG;
Marcelo General - SP;
Kleber (Binho) MG;
Vini Vitorino - RJ;
Fabiana Bannwart - SP;
Neidinha Rosa - SP;
Valderes Pereira - SP;
Silvia Tristão - Guaíra; e
Sebastião da Guia.

Os atletas acima são considerados especialistas nesse tipo de prova, já participam de várias Ultramaratonas nacionais e internacionais conquistando vários títulos. Também participará desta prova outros atletas que poderão surpreender. 

O recorde dessa prova é de 216 Km no Masculino (Flávio Vieira - BR) e 175,2 Km no Feminino (Valderes Pereira - SP), que tem tudo para ser quebrado nesse final de semana.

Em conjunto com essa prova de 24 horas rolará provas também de 3h, 6h, 12h, 50 Km e 100Km

Essa ultra está sendo consolidada no calendário de provas no país, além de ser um grande desafio para os Corredores das longas distâncias, poderá classificar alguns Ultramaratonistas para os próximos Campeonato Mundial de 24h e 100 Km representando o Brasil no Mundial de Ultras. 

Que nesse final de semana seja um grande dia e, que todos façam uma excelente prova.🏃🏃🏃

sábado, 2 de março de 2019

Entrevista com o Maratonista Franck Caldeira

Como ser um Campeão
O poder da concentração nas competições
A importância de um treinador na vida do atleta
Bons treinos.🏃🏃🏃