segunda-feira, 25 de maio de 2020

Memórias de um Corredor - O Pico da Pedra Branca - Parte 4

Domingo, 24 maio 2020, o dia clareia e imediatamente pego o celular e vejo à hora 6:18 horas da manhã...Putz o celular não despertou, era para despertar às 4 horas da manhã e não despertou. Imediatamente liguei para o Felipe Lobos falando o que tinha acontecido e perguntei se o Leandro Colli estava lá nas Furnas com ele, pois ele respondeu que sim, falei vai e sobe com ele que para mim não vai dá para ir. Mas depois de alguns minutos eu pensei bem melhor e decidi ir lá treinar, liguei para o Felipe e o Leandro, nada deles atenderem. Decidi vou ir lá treinar, mas vou fazer o percurso ao contrário porque de repente nós se encontramos durante o percurso. Me aprontei rápido, comi umas duas bananas e levei whey protein e granola em dois sacos de sacolés para ir consumindo durante o percurso.

Ligo o MP3 e o treino começa, vou correndo pelo asfalto, ao passar por Furnas 13 Km, olhei para estacionamento para ver se a moto do Colli estava no estacionamento, mas não estava, pensei os caras devem ter desistido do treino, mas não. Mais tarde no percurso ele me falou que não tinha ido de moto por causa da batida, mas que tinha ido de carro. Prossigo correndo fazendo o percurso inverso, chego na sede do Pau da Fome com 15 Km, desligo o som do MP3 para entrar em sintonia com os sons da natureza, começo subindo pela trilha. Chego na Casa Amarela com 18,8 Km.

A Casa Amarela é um dos pontos de interesse da trilha, construída nos anos 1920, casa simples, de estilo colonial que na época era de pequenos produtores.

Faço uns registros rápidos e começo a subir novamente, subo mais uns 2 Kms até chegar na entrada que dá acesso ao Pico da Pedra Branca, continuo subindo correndo devido o grau de dificuldade da trilha começo alternar corrida com caminhadas e assim eu chego no alto do Pico da Pedra Branca com 21,6 Km.

O Pico da Pedra Branca fica dentro do Parque Estadual da Pedra Branca com 12.500 hectares e 12 manancias, fontes dágua que abastece a cidade do Rio de Janeiro em Jacarepaguá, com a altitude de 1.025 metros de altura e a pedra lá em cima tem 3 metros de de altura é rodeada de vegetação densa, dificultando a visão. Porém lá de cima da rocha da para avistar alguns bairros

Depois de uns minutos lá em cima ouço vozes de duas pessoas quase chegando no Pico, passa alguns segundos reparo que é a voz dos amigos conhecidos e gritooo Felipe, Leandro...E eles respondem e eles ficam impressionados por ter ido lá em cima sozinho, eles pensaram que devido o atraso em ter acordado que não iria treinar, mas se enganaram...kkk. Falo com eles eu não fujo dos desafios, apesar de ter acordado atrasado eu tinha uma missão a cumprir e vou cumprir, saí de casa até aqui correndo...eles gostaram muito e finalmente o Felipe me presenteia para minha coleção com a moeda dos Comandos Anfíbios (obrigado), fazemos mais alguns registros lá em cima e iniciamos a descida ao chegarmos no ponto de bifurcação Pau da Fome ̸ Rio da Prata 24,7 Km nos despedimos eles descem para a sede do Pau da Fome para terminar o treino e eu prossigo para o Rio da Prata...Numa parte do Rio da Prata passo por uma plantação de caquis, nem precisei subir nos pés tinha vários caídos no chão, pego alguns dou uma lavada e saboreio e nem precisei consumir os géis que tinha levado. Prossigo descendo até chegar lá embaixo no Rio da Prata 34 Km, começa a chover, prossigo subindo quando percebo que devido a chuva o percurso tá escorregando e é uma danação para correr, não consigo correr, só caminhando depois de alguns minutos chego numa parte do percurso que da para correr e vou alternando correndo e caminhando, a chuva começa a aumentar e cada vez que subo o percurso fica mais escorregadio ainda passo perto de um bambuzal e pego um bambu caído para ir usando com bastão, vou subindo até encontra com uns cara de moto fazendo trilha local, passo por alguns deles e pergunto vocês estão vindo do Pau da Fome? Eles responderam que sim e falei valeu boa trilha e um deles fala bom passeio...Ai falei não estou passeando estou treinando correndo, vim correndo de Marechal fiz a volta pelo outro lado e agora estou vindo por aqui e vou retornar até em casa os caras ficaram impressionados...Me despeço deles e continuo o martírio da subida escorrendo muito.

Chego lá no alto da torre divisa do Rio da Prata com Pau da Fome com 42,6 Km e começo a  descer não tem como imprimir um ritmo rápido devido o chão está bastante escorregadio desço até a bifurcação que dá acesso a casa de pedra e começo a subir novamente até alcançar a bendita casa 43,9 Km, faço uns registro lá em cima rápido porque não da para ver nada lá embaixo devido as nuvens e começo a descer escorregando muito mais levando alguns tombos, mas abaixo do percurso dá para visualizar as furnas lá embaixo e prossigo descendo até encontrar com um casal que estava fazendo trilha caminhando lá em cima, já era uma 16:30h da tarde e tento descer o mais rápido possível mas não tinha como devido a irregularidade do piso e está escorregando muito a intenção era chegar lá embaixo com o dia claro, mas não deu cheguei nas furnas às 18 horas, fiquei pensando no casal lá em cima descendo eles se não tiver lanternas estão ferrados, olho no GPS e vejo 50 Kms, calculo rápido e até em casa faltam mais ou menos uns 13 Kms, ligo o MP3 para dar aquela energia no treino final, prossigo correndo no asfalto já cansado vou correndo até chegar em casa totalizando 64 Km...Agradeço à Deus...Ufaaa...que treino pesado que durou o dia todo, mas satisfação, superação do dever cumprido e agora hora do merecido descanso.

Segue a amostra do vídeo acima de como foi o treino.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista