Chegou hoje...Corro essa prova desde a primeira edição (2016), mas por conta dessa pandemia, esse ano foi virtual e não tinha como ficar de fora não é mesmo. ⛰️🏃🏾♂️🇧🇷
quinta-feira, 20 de agosto de 2020
A adversidade ameaça seu desempenho?
Emílio Sant´ana
Omega Assessoria Esportiva
Vila Velha - ES
A adversidade muitas vezes é fruto de nossa própria criação!
Incomodar-se com o frio, chuva, lama a ponte de afetar o rendimento de um atleta outdoor parece bem distante do que a vivência do que o Trail run nos sugere.
Sabe aquele dia que choveu e você ficou em casa, postergando ou até cancelando o dia de treino? E naquele dia que a neblina não permitiria a "visão além do alcance", e preferimos treinar no plano mesmo? Piso molhado? Vamos trocar a trilha "perigosa" pelo asfalto! Não vou treinar na lama pois dá trabalho limpar o tênis...
A gente constrói dificuldade na maneira como conduz a rotina de treinos. Experimentar-se diante das intempéries climáticas nos oferece um repertório de vivências fisiológicas e motoras que compõem ricamente o preparo do atleta/praticante.
Sobre preservação pessoal, a saúde resguarda por uma boa alimentação e vestuário adequado (e seu bom uso) nos permite perfomar sem adoecer.
E sobre a necessidade "estabilidade", precisamos entender que esta depende diretamente da relação com a instabilidade: permiti-se os escorregões e até pequenas quedas nos fará desenvolver segurança motora e psicológica! Lembre-se que a criança que não caí, não anda!
Ademais...a mesma condição mental de estar fora do controle das variáveis que paralisa a uns, é terreno fértil para a "criatividade para novas soluções", que conduz a novos níveis de consciência, cognitiva e motora.
Lembrete: quanto melhor o seu condicionamento geral, mais espaço para a criatividade e menos oportunidade para o temor. Para detalhes sobre assessoria e planilhas, ou trocar idéia...
Vamos aproveitar sempre a oportunidade de aprender, no seco ou no molhado, no frio ou no calor, no piso firme ou instável...controlando todas as situações ou não Up!
domingo, 16 de agosto de 2020
Memória de um Corredor - Parte 11
Hoje teríamos em Penedo ̸ Visconde de Mauá, região serrana do Rio à 5ᵃ edição da A Muralha Up And Dow, mas por conta dessa pandemia louca que estamos vivendo a prova foi cancelada, diante disso tomei uma decisão de mesmo assim correr os 42 Km no percurso Mapa do Brasil que costumo treinar representando todos os corredores do Brasil que um dia correram essa prova.
sábado, 15 de agosto de 2020
Corrida nº 473 - Run for Peace

quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Corrida virtual é como desfilar na Sapucaí de arquibancada vazia
segunda-feira, 3 de agosto de 2020
Memória de um Corredor - Parte 10
Mais um final de semana e aquele dia de fazer um belo longão e que longão, os amigos marcaram o treino começando no na Praia do Posto 10 do Recreio dos Bandeirantes x Praia de Grumari, mas dessa vez fiz diferente como eles só correram 17 Kms, resolvi fazer um longão saindo de casa de Marechal Hermes para encontrar com eles lá. Levantei às 4 horas da manhã me aprontei rápido e vi que seria um domingo de sol. Às 4:30 h da manhã ainda escuro e fazendo um friozinho saí para o treino. Depois de uns 2 Kms correndo, percebi que tinha esquecido algo, da máscara caso precisasse entrar em algum local para comprar alguma coisa e dos documentos...Putzzz, resolvi retornar em casa e que acabou tomando um tempo retornando em casa.