domingo, 4 de fevereiro de 2024

Caminhar nos treinos ou em competições

Certamente, alguma vez durante os seus treinos ou competições mais puxados já passou pela sua cabeça de caminhar um pouco quando você já não aguentava mais sustentar o ritmo imposto. No entanto, nesses casos, sempre surge a dúvida: andar é benéfico ou não durante a corrida? Fique tranquilo, caminhar durante treinos mais longos, e até mesmo em provas, é absolutamente normal.

Não enxergue a caminhada como um fracasso. Por mais fácil que a corrida possa parecer, para algumas pessoas ela pode ser muito intensa.

Alguns treinadores recomendam a caminhada para seus alunos, inclusive para corredores experientes, a opção de combinar corrida e caminhada, especialmente em provas longas e principalmente em corridas trail. Esse ritmo mais suave pode ser parte de sua estratégia para corridas mais longas ou, até mesmo, em dias em que você não tem treino programado. Saiba que o andar tem movimentos importantes para manter o funcionamento metabólico do organismo, mantendo a frequência cardíaca mais controlada gerando um estado de bem estar físico e mental tornando a corrida menos desgastante e mais eficiente.

Competindo alguns anos atrás numa prova longa de praia, quando alcancei um corredor uruguaio na madrugada, durante um trecho na caminhada na praia observava que esse corredor caminhava muito forte, em alguns momentos eu ficava para trás e para alcançá-lo tinha que dar uns trotes, até cheguei a comentar com ele, que ele caminhava muito forte, ele me confidenciou que nos treinos no Uruguai a caminhada faz parte dos treinos dos corredores.

Portanto incluir trechos de caminhada em treinos ou provas de corrida, principalmente na subidas bem íngremes é boa estratégia, caminhe com orgulho: até corredores experientes colhem frutos dessa tática..⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista