Distância: 21Km;
Tempo: 1 hora 47 minutos e 56 segundos;
Local: Ponte Rio - Niterói - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 814°;
Colocação Faixa Etária: 29°; e
Colocação Faixa Etária: 29°; e
Total de Corredores: 5.000 Corredores.
A maior ponte do Hemisfério Sul (Rio - Niterói), foi invadida por 5.000 mil corredores na manhã desse domingo do dia 3 de agosto de 2025. Essa prova foi realizada pela Spiridon Eventos em parceria com a Dream Factory.
A Corrida da Ponte nasceu em 1981 sendo realizada até 1986, com um objetivo ousado: transformar a então recém-inaugurada Ponte Presidente Costa e Silva em um palco de integração esportiva entre Niterói e o Rio de Janeiro. Por questões de logística e o impacto no trânsito fizeram com que o evento fosse interrompido por décadas.
Em 2011, o evento foi relançado com o mesmo nome e essência, dessa vez organizada pela Dream Factory e pela Spiridon Eventos. A Corrida da Ponte voltou a emocionar os participantes nas edições de 2011, 2012 e 2013.
Por conta das obras urbanas no Rio de Janeiro para as Olímpiadas no Rio em 2016 e com a derrubada do Elevado da Perimetral, a prova voltou a ser interrompida. A necessidade de fechar faixas da ponte para carros por horas e o aumento da frota dificultaram a realização do evento por anos.
Na décade dos anos 80, ainda não era corredor, porém corri às seguintes edições: 2011, 2012 e 2013. Foram 12 anos de pausa até que esse ano de 2025, o tão esperado retorno foi confirmado — impulsionado por uma nova visão de sustentabilidade, experiência do atleta e integração metropolitana. A prova foi tão aguardada com ansiedade por atletas de elite e amadores, reunindo multidões ao longo do trajeto e tendo cobertura dos principais veículos de imprensa.
Tinha marcado com os amigos de irmos juntos de carro de aplicativo para pegar as barcas no horário das 5:10 horas, porém quando peguei o meu kit a organização colocou o meu horário das barcas às 4:40 horas da madrugada....Putz, tive que acordar mais cedo ainda...rsss. Quando cheguei na Praça XV às 4 horas da manhã já havia vários amigos corredores aguardando a barca.
Ainda escuro chegamos em Niterói às 5 horas da manhã, fui andando para o local da largada rápido para fazer o meu lanche (pré treino) e guardar a minha mochila no guarda volumes, tão logo achei, fiz o que foi necessário. Dirigi para o local da largada, chegando lá aproveitei para aquecer e logo em seguida entrevistei alguns corredores na prova, chegando até conhecer novos amigos que veio da Bahia, São Paulo e outros estado do Brasil correr essa prova.
A temperatura estava ótima para correr, não estava fazendo frio e muito menos estava ventando que bom né? Às 6:30 horas primeiro largaram os Corredores de Elite, às 6:35 horas largaram os atletas PCDS, já eu estava na terceira onda no setor verde, largando às 6:40 horas da manhã, a cada 5 minutos largava uma nova onda. Não é toda hora ou todo dia que temos oportunidade correr na Ponte Rio Niterói, então resolvi ir curtindo e filmando a prova. Liguei meu MP3 e o GPS e lá fomos nós correndo pelas ruas de Niterói, já com 2 Kms já estava correndo na Ponte Rio Niterói, passamos pelo pedágio e um pouco mais a frente começamos a descer passando por baixo da ponte para passar a correr do outro lado da ponte, ali embaixo tinha um posto de hidratação, peguei um saquinho me hidratrei e comecei a subir correndo, o corpo ainda não tinha aquecido do jeito que gostaria de estar. Antes de chegar no vão central da ponte fui ultrapassando os guias que estavam conduzindo os atletas PCDS que largaram antes dos corredores, os que conhecia eu filmava e desejava boa sorte.
Com 4,5 Km chegamos no início do vão central e começamos a subir esse vão é um pouco longo, porém não achei essa subida forte, fui subindo ao chegar no topo, aproveitei a descida para correr um pouco de velocidade o que ajudou. Corremos por cerca de 13,5 Km na Ponte, quando estavamos passando em frente a Rodoviária Novo Rio, a organização estava distribuindo gel, aproveite peguei só um mais como falatava uns 4 Km para terminar a prova, resolvi não consumir o gel, uma vez que estava bem hidratado durante o percurso, já estavamos com uns 17 Kms percorridos, foi que percebi que tinha que ir até o final do túnel Marcelo Alencar e retornar, fizemos isso por umas duas vezes indo e voltando.
Uma cena engraçada que aconteceu comigo durante a prova, a organização fez uma ação com os corredores que cada um que levasse 3 saquinhos dágua até a chegada iria ganhar um chaveiro, idéia excelente e aprovada, porém durante o percurso lá em cima da Ponte resolvi só guardar um saquinho e que pegaria os dois úlltimos saquinhos no final da prova, só que aí veio a surpresa...A partir da rodoviária novo Rio, a distribuição dágua já não era mais em saquinhos e sim em copos dágua...putz...pensei imediatamente perdi o chaveiro da prova, prossegui correndo no percurso e torcendo para que algum corredor tivesse descartado algum saquinho desse, ao passar em frente uma lixeira observei que tinha um, peguei e só faltava mais um agora, após passar em frente ao túnel e depois que fizemos o contorno mais a frente observei no chão que algum corredor tinha descartado outro saquinho dágua no chão a alegria foi geral, baxei peguei o saquinho e fui terminar a prova. Uma lição que aprendi nunca deixe para depois o que se pode ser feito agora...rsss.
Faltando uns 2 Kms para terminar a prova acelerei e completei os 21 KM em 1h 47 minutos, o meu recorde prova é de 1 horas 31 minutos mais isso quando estava mais novo. Não consegui bater o meu RP, mais me dei por feliz de ter corrido essa prova e completado.
💨


Minhas Parciais por Km:
01° Km⇨4 min e 46 seg;
05° Km⇨5 min e 27 seg - 25 min e 51 seg;
10° Km⇨5 min e 23 seg - 52 min e 04 seg;