quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Local: Parque da Cidade - Niterói - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 35°; e
Colocação Faixa Etária: 5°; e
Total de Corredores:  500 Corredores.
No último domingo dia 2 dezembro 2018 à convite da NIT2SPORTS Eventos Esportivos competi no 2° Nit Running Desafio Tupinambá no Parque da Cidade em Niterói a prova contou com às seguintes distâncias: 18 Km, 9 Km e Kids.

Após 20 dias do grande feito que ganhei a Ultramaratona Internacional de 48 horas da Mantiqueira procurei descansar o corpo, só dando para fazer treinos leves e com isso não deu para treinar em subidas íngremes no meu lugar preferido que treino que é no Parque Estadual da Pedra Branca em Jacarepaguá, essa prova exigiu de todos corredores treinamentos em montanhas, mas mesmo assim fui lá conhecer esse famoso Parque da Cidade em que muitos corredores falam.

Dessa vez fui com o amigo Claudinho da Equipe Gericinó (Obrigado), saímos de casa bem cedo, porque à largada acontece numa Praça chamada Dom Orione e à chegada é em outro local na Praia de Piratininga. Chegamos nessa Praia por volta das 6 horas da manhã e deixamos o carro, sendo que este local é área nobre e não passa ônibus, mas a amiga Andréia Corredora nos salvou solicitou um UBER que nos levou e chegamos no ponto de largada...Ufaaa.
Kit da prova
Na Praça Dom Orione já se encontrava à organização do evento e uma boa parte dos Corredores, nos aprontamos e ficamos aguardando à largada, faltando uns 15 minutos os corredores começaram à aquecer e os amigos me mostraram o inicio da subida e que subida😀😀😀.
Na largada
Primeiro foi à largada dos 9Km largando às 7:00h da manhã e às 7:10h foi à largada dos 18 Km. Corremos por cerca de 200 metros e já começamos a subir pelo asfalto/cimento à subida é tão íngreme, mas tão íngreme que não tem como correr, todos começaram a caminhar. A estratégia que eu e muitos corredores fizemos foi alternar caminhada com corridas até chegar o cume que demorou cerca de 1,3 Km só para ter idéia esse primeiro Km subindo deu 7 min 52 seg...ufaaa...Então após chegar o cume começamos a descer numa trilha de terra batida, onde deu para ultrapassar vários corredores e tirando o atraso dessa louca subida...rsss...Após essa descida começamos a subir outra trilha ingreme e estreita como não conhecia o terreno tentei o máximo me poupar nas subidas guardando energias caminhando rápido e nas descidas procurei correr forte, só que em alguns lugares não tinha como ultrapassar os corredores e principalmente nas descidas porque em algumas partes as trilhas era estreitas e poderia haver algum acidente então tomei o máximo de precaução, em certos momentos alguns corredores mesmo com as trilhas estreitas abria espaço para quem quisesse ultrapassar, chegamos na subida do famoso vale dos eucaliptos e descemos novamente até subir numa parque do Parque da Cidade, onde a vista é deslumbrante para a baía de guanabara onde dá para ver o outro lado do Rio de Janeiro, onde vemos o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, juro que durante o percurso deu vontade de pegar o celular para registrar mas me contive porque a pegada era forte e queria tentar pegar pelo menos uma premiação no pódio, então deixei os clicks para os fotógrafos que estavam na corrida, após essa subida descemos pelo lado do túnel novo (Túnel Luiz Antonio Pimentel) que liga os bairros Charitas à Cafubá em  Niterói, quando estava quase acabando de descer vinha passando por nós em sentido contrário os líderes da prova, dei uma olhada rápido no GPS já eram 10 Kms e poucos com 1h 20min de prova rolando.

Após a descida chegamos numa vila de casas que não lembro o nome, onde tinha um ponto de hidratação com água, refrigerante, abacaxi e melancia, alguns pararam nesse posto e ficaram recuperando as energias, peguei uma fruta e me hidratei o mais rápido possível e retornei a correr ultrapassando mais corredores, nessa vila deu acesso a outra trilha chamada PARNIT onde em alguns trechos tivemos que tomar muito cuidado porque a trilha estava em algumas partes com lama e além das subidas escorregadias em algumas partes o mato e algumas árvores pequenas estavam baixas demais que nos obrigavam a parar e baixar para seguir em frente e inclusive tivemos que tomar cuidado com os corredores que vinham em direção contrária correndo, chegamos num paredão de pedra até o outro lado da lagoa PARNIT onde tinha um Staff/Fiscal nos dando uma pulseira na cor preta para colocarmos no braço para a organização na chegada saber que passamos por aquele ponto. Após pegarmos a pulseira de controle retornamos pelo mesmo percurso e saímos na vila onde passamos mais uma vez pelo mesmo ponto de hidratação preferi não parar e seguir em frente onde começamos a subir novamente pelo mesmo lugar do túnel acima, caminhamos e corremos por morro acima até até chegar no segundo posto de controle para pegar a segunda pulseira amarela, prosseguimos pelo percurso mata adentro, não lembro bem a distância que estava, pegamos a última descida que tivemos ter bastante atenção, pois em alguns pontos estava escorregadia e em outros pontos tinha pedras, então nesse ponto não deu para desenvolver uma velocidade maior por causa de risco de acidentes. Descemos até uma estrada de terra batida dando em uma vila de casa e percorremos até a areia da Praia de Piratininga, procurei correr na parte molhada da areia onde a areia era mais dura para não perder a velocidade, onde também cheguei a ultrapassar alguns corredores que já estavam esgotados, corremos cerca de 1,7 Km na areia subimos na estrada e retornamos uns 500 metros até finalizar a prova. Olhei no GPS e o mesmo marcou 17,24 Km em 2h 23min 17 seg ficando em 35° Colodado Geral e 5° na minha Faixa Etária por pouco não deu para subir no pódio na minha faixa etária, mas gostei de ter corrido essa prova porque não conhecia esse percurso bem hot e na próxima edição com certeza voltarei mas preparado para ir em busca de um pódio.
Finalizando a prova na Praia de Piratininga

Mais um desafio concluído e que desafio...Ufaaa
Valeu Claudinho
Valeu Andréia, Léo e Soninha
Valeu doido Santana
  Avaliação da Prova:
Inscrição: Inscrições de acordo com às distâncias (18 Km, 9 Km e Kids) e lotes, foi de R$ 50 à 160 reais. Eu fui convidado pela organização da prova e a minha inscrição foi gratuita...Ponto positivo;
Kit: Entregue um dia antes no Hotel Solar do Amanhecer em Niterói. No Kit veio 1 sacola de papel, 1 camisa de dri fit, 1 número, 4 alfinetes, 1 chip descartável, 1 viseira e alguns panfletos informativos...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização na largada disponibilizou o sistema de guarda-volumes móvel, para que os atletas dos percurso de 18 Km e 9 Km pudessem deixar seus pertences na largada e retirar na chegada. A Staffs escreviam o nosso número de peito numa sacola plástica branca grande e colocava no saco nossos pertences. Tanto na entrega como na devolução foi de forma rápida não tendo nenhum problemas...Ponto positivo;
Altimetria: Pesada...Ponto negativo;
Percurso da prova: O percurso foi misto de asfalto, cimento, terra batida e areia com subidas bem íngremes. Esse tipo de prova o atleta tem que ir bem preparado porque as subidas são insanas. Em todo o percurso tinha sinalização com fitas zebradas, placas com setas e em alguns pontos Staffs indicando a direção à ser seguida. Tanto para o percurso de 18 Km e 9 km o atleta tem que realizar treinos em subidas bem íngremes, porque esse percurso não é fácil de correr a começar pelo início, mas o local é lindo recheado de muita natureza...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Apenas 5...1 na largada com garrafões, 3 no percusso e mais 1 na chegada com água e gatorade, também numa parte do percurso tinha um posto com Coca-Cola...Ponto positivo;
Lanche: Na chegada recebemos maçãs, bananas e melancias...Ponto positivo;
Posto Médico: A organização da prova disponibilizou uma ambulância com equipe médica...Ponto positivo;
Banheiros: Foi disponibilizado tanto na largada como na chegada banheiros químicos com papéis higiênicos...Ponto positivo;
Medalha de participação: Todos os atletas que cruzaram a linha de chegada de forma legal, receberam uma medalha de metal na frente vindo o desenho de um cocar de índio, escrito Nit Running Desafio Tupinambá, atrás vindo o nome da organização NIT2SPORTS e a distância 18 Km e vindo com uma personalizada com o nome da prova...Ponto positivo;
Premiação: A organização premiou os 5 primeiros colocados geral Masculino e Feminino com troféus e brindes...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: A organização premiou os 3 primeiros no Masculino e Feminino, sendo que o primeiro com troféu o segundo e o terceiro com medalhões diferenciados...Ponto positivo.
Resultado da prova: A empresa que cronometrou a prova foi a NEORACE divulgando o resultado na hora e o resultado também se encontra no site da organização www.nit2sports.com.br...Ponto positivo; e
Prova: Essa prova é desafiadora com um percurso de tirar o fôlego com visual lindíssimo, mas com subidas insanas, foi a primeira vez que corri essa prova, não deu para correr bem porque estava em recuperação de uma Ultra de 48 horas, mas mesmo não dando para treinar para essa prova direito acho que não fiz feio, na próxima edição vamos ver como que fica. Para quem ainda não conhece essa prova recomendo a irem, mas treinem bem em bastantes subidas. Agradeço aos amigos Cristiano, Nilce Marcelino e Ezequiel Morales pelo convite adorei correr essa prova e também agradeço os amigos Claudinho, Andréia e Léo Vaz pelo apoio.

Nos vemos na próxima linha de largada