segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Memórias de um Corredor - Parte 52

NDomingo do dia 31 julho 2022, foi dia de acordar cedo para ir treinar longão na Floresta da Tijuca para os próximos desafios. Essa floresta é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza integralmente no Rio de janeiro, Criada por Dom Pedro II em 1861. Essa floresta é o point de inúmeros transeuntes como: Corredores, Ciclistas e Trilheiros. Além dos belíssimos panoramas de seus diversos mirantes (Paineiras, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Mirante Dona Marta, Cristo Redentor e etc e etc nesse lugar consegue-se desfrutar o silêncio, a calma o ar puro, a temperatura amena e o ambiente inspirador da floresta tropical.
Percurso do longão
Acordei Às 5:30 horas da manhã, me aprontei rápido e fui de transporte público, iniciei o treino às 6:30 horas da manhã em frente ao portão 17 do Maracanã o dia estava nublado e fazendo um clima ameno. Fui correndo pelas ruas do bairro Tijuca, depois de alguns Kms correndo no plano, iniciou uma subida leve, durante o trajeto alguns ciclistas passaram por mim, num determinado momento fiz uma breve parada rápida para pegar um suplemento na mochila e uma senhora passou correndo do outro lado da rua, mas a frente ultrapassei ela, foi quando o amigo Luciano e sua esposa passaram de carro gritando o meu nome, os mesmo foram fazer uma trilha do outro lado da floreta, cheguei na Praça do Alto da Boa vista com 10,6 Km com 1 hora 09 minutos, falei com o Luciano e sua esposa rapidamente para não esfriar e segui rumo a Mesa do imperador.

De repente os barulhos dos carros não se ouvem mais, às vozes se calam, o ar fica úmido, o céu encoberto pelas nuvens. Só se escuta os sons  dos pássaros, os ruídos do mato. O coração começa a bater mais forte e mais vezes, perto do seu limite máximo. A respiração acelerada é ouvida junto com às passadas. Durante todo o seu percurso de vários quilômetros oferece momentos especiais de contato direto com a natureza. Essa floresta é uma rica área exuberante e energizante  um ótimo lugar para correr.

Cheguei na Mesa do Imperador com 16 Km com 1hora 50 minutos, comecei a descer alcançando a Vista Chinesa com 17,5 Km com 2 horas 5 minutos, fiz uns registros lá rapidamente e comecei a descer, quando o GPS marcou 21 Km no Jardim Botânico, fiz o retorno e subi novamente, passando pela Vista Chinesa, Mesa do Imperador descendo até o Alto da Boa Vista, não lembro quando cheguei na subida das Paineiras quantos Kms tinha, mas prossegui montanha acima, percorri toda a rua das Paineiras e quando cheguei no antigo Hotel Paineiras o GPS marcava 40 Km, imediatamente desci mais um pouco e comecei a fazer a última subida da Floresta da Tijuca, indo até o Cristo Redentor, cheguei lá em cima no Cristo com 43 Km, eu tinha planejado comprar o ingresso lá para registrar algumas fotos na frente do Cristo, mas quando vi a fila de visitantes querendo entrar, desisti a fila estava enorme e desisti porque senão iria ficar o dia inteiro lá comecei a descer correndo, desci tudo até chegar no Sambódromo e fui correndo para o destino final, corri passando pela Cidade Nova, Praça da Bandeira e finalizei com 60,3 Km no Maracanã.

Quando chega ao fim do percurso é quase a mesma sensação de quando você esta terminando uma Maratona e consegue ver a faixa de “Chegada”. Satisfação, superação do dever feito e a hora de partir para casa para o descanso merecido,

Confira o vídeo abaixo do longão na Floresta da Tijuca

O treino jamais deve parar....🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista