quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Açude do Camorim

o Açude do Camorim é um santuário ecológico, foi construído em 1908, está localizado a 436 metros de altitude, está localizado na sede do Parque Estadual da Pedra Branca em Jacarepaguá. É o maior manancial da área de Jacarepaguá, chegando a 18 metros de profundidade e 210 mil m³ de volume de água. A represa é abastecida por diversos rios, sendo o principal o Rio Camorim.

O açude não é natural, foi planejado pelo engenheiro Sampaio Corrêa e construído por Henrique de Novaes em 1908. Ele tem águas tranquilas habitadas por carpas, traíras e lambaris. No entorno, muitas árvores, passaros e animais.
No cume da Pedra do Quilombo
A trilha que dá acesso ao Açude do Camorim é toda sombreada e o percurso é feito dentro da floresta de Mata Atlântica. A caminhada é considerada moderada.
O banho não é permitido, pois é uma área de captação de água. Entretanto, é possível se refrescar na Cachoeira do Camorim, que fica um pouco abaixo do açude.
Obs: O acesso se dá para pela sede do Pau da Fome ou pela Sede do Camorim, porém não jogue lixo durante o percurso...Curta a natureza que Deus nos deu...Boa trilha.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista