terça-feira, 20 de março de 2018

Fim do Sprint Tênis


Toda marca tem um começo...Mas porque tudo que é bom tem que acabar um dia hein??? É com pesar que informo que a fabricação do Sprint Tênis chegou ao fim, foram mais de 10 anos usando essa grande marca nos meus pés que me ajudou muito a conquistar várias vitórias nas corridas. Que pena😭😭😭.
Como nasceu o Sprint Tênis
Muitos já sabem que tudo começou em 1991 em uma corrida que era pra ser a corrida que consagraria tanto o treino e esforço, mas deu tudo errado. Roberto Corrêa conhecido como Robertinho. Ele estava entre os primeiros colocados na prova e tudo estava indo tão bem, mas de repente aconteceu o inevitável de realizar o seu sonho, um velho inimigo começou atacar, por ter os pés muito sensíveis os tênis sempre machucaram seus pés e esse dia não foi diferente. O incômodo começou a surgir, parecia mentira, mas não era e foi só aumentando e com isso seu rendimento foi caindo, foi quando o desespero tomou conta.


Desesperado Robertinho estava vendo tudo escapar entre os "pés" e em um ato de desespero tirou seus tênis e jogou-os fora, terminando a prova em uma colocação que nem quis saber, chorou esse dia e com isso jurou para si mesmo que iria fabricar o seu próprio tênis de corrida. Para alegria do Robertinho e mais tarde de milhares de corredores pelo Brasil afora nasceu o Sprint Tênis, que antes nem tinha esse nome era apenas o tênis do Robertinho. Sua idéia era simples, fazer um tênis que primeiramente não o machucasse e também que fosse leve, ventilado e que custasse barato pois desde aquela época os tênis já eram caros.


Sobre o Sprint Tênis ele foi desenvolvido para que não houvesse nenhum tipo de costuras em cima dos dedos para maior conforto possível. É construído com nylon aerado todo furadinho para ventilação dos pés evitando o aquecimento dos pés, além de evitar que os pés fiquem úmidos demais e em caso de chuva ele não encharca. Sua entressola é de EVA dando um maior amortecimento eficaz para as corridas. Me surpreendi com o cabedal a parte da frente do tênis tem a ponta larga, taí o diferencial para as demais outras marcas esportivas que são finos, impedindo que os dedos dos pés fiquem apertados evitando bolhas e dando um conforto maior para a corrida. Entre os pontos positivos, é um tênis que se  destaca pela leveza, maciez, confortável e custo-benefício para os corredores irem mais longe.


O Sprint foi usado em corridas de pequenas e longas distâncias, sem bolhas e sem machucados nos pés, dele e isso simplesmente o tornava Campeão da Prova, campeão de uma Ultramaratona de 24H com seu tênis fabricado com suas próprias mãos, seu sonho havia se realizado ele e seu Sprint em primeiro lugar.  Infelizmente em 2003 Robertinho sofreu um acidente que lhe tirou a visão. E daí entrou em cena seu filho Roberto Filho que assumiu a produção do Sprint Tênis.
Sprint Tênis na linha de produção em Paraguaçu - MG
Esse foi o meu primeiro par do Sprint Tênis
Alguns dos pares de Sprint que já corri
Mais tarde a Sprint criou também o Sprint Minimalista. Tênis muito bom para corridas em trilhas e montanhas da qual corri muito.
Não tem aquela música do cantor Roberto Carlos...Foram tantas emoções...São momentos que eu jamais vou esquecer e etc e etc...Pois então com o Sprint Tênis não foi diferente...Vivi tantas emoções, foram muitos momentos correndo com muita alegria que jamais vou esquecer. 😃😃😃
Treinando na areia da praia com Sprint Tênis
 Treinando com o Sprint no Campo do Gericinó
Correndo a Ultra de montanhas BR 135 - 217 Km
Bicampeão geral nas 12 horas de Macaé - 126 Km
Bicampeão geral nas 24 horas de Santa Maria - 208 Km
Campeão geral nas 48 horas de Passa Quatro - 341 Km
A minha caricatura com o Sprint Tênis
Um dos motivos que o Roberto me informou sobre parar a produção do Sprint Tênis é que falta mão de obra qualificada e que por ser fabricado artesanalmente está difícil de achar profissionais que se enquadram. Depois de tantas vitórias nas ultramaratonas ainda assim tem pessoas que desconfiam do produto e preferem até uma marca desconhecida importada, pois a empresa ficou um bonzai, sem crescimento e para quem é um empreendedor não tem coisa pior do que isso.  Pois como o ramo esportivo é amplo e um dos segmentos que podem ser explorados é de produtos esportivos. Todo empreendedor quer ver a empresa crescer e desenvolver e os novos produtos de alta qualidade veio com as roupas de compressão com a tecnologia Emana onde estamos desenvolvendo aos poucos produtos de alta qualidade e estamos conseguindo também atender com maior velocidade os clientes e temos uma mão de obra mais fácil de moldarmos. Por enquanto a Sprint só ficará produzindo roupas esportivas. Mas na conversa que tive com ele o mesmo me falou que talvez para o futuro o Sprint Tênis volta a ser fabricado novamente, mas que por hora não será mais fabricado. Na torcida para que retorne um dia novamente.

Não é sempre que uma empresa valoriza o atleta. Obrigado de coração Robertinho que não cheguei a conhecer, mas cheguei conhecer a Ana Paula e Roberto Filho, além de fabricarem um material extraordinário e são gente do bem. Quem sabe um dia o Sprint retorna a ser fabricado novamente. Vai deixar uma legião de corredores pelo Brasil afora na mão, vai deixar não, já deixou!!!
Valeu Roberto e Ana...Muito obrigado!!!

22 comentários:

  1. Jorge, por ocasião do Treinão do Brasil, em 2015, recebemos um excelente apoio da Sprint nas figuras de Roberto e Ana. Com certeza o Sprint voltará mais forte... Quem viver verá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bira que bom que a Sprint pode apoiar o Treinão do Brasil. Vamos torcer para que a produção do Sprint retorne.
      Bons treinos!!!

      Excluir
  2. Eu tenho um tênis Sprint todo branco e realmente é uma delícia. Não machuca os pés e além disso é super leve. Eu espero que a fabricação volte logo, pois esse tênis não pode ficar sem ser fabricado. Quem por um desses no pé, não troca por outro. É excelente. Que vocês encontrem ou preparem mão de obra especializada para retomar a fabricação. Peçam ajuda ao SEBRAE ou algum órgão do setor de calçados. Tenho a certeza que encontrarão e o tênis Sprint vai voltar com força total pela ruas e trilhas do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Ortega sim na torcida para que o Sprint Tênis volte a ser fabricado. Bons treinos!

      Excluir
  3. Vamos ficar na torcida ter que usar outra marca para competir para mim é stress

    ResponderExcluir
  4. Também sinto muito, a falta desse tênis, que está fazendo muita falta, à todos nós que tivemos o prazer de usar. Seja em corridas oficiais ou em treinos. No dia a dia do corredor, esse era uma ferramenta que fazia a diferença no desempenho, com muito conforto, nos dando muito prazer em correr com um material de qualidade extraordinária. Espero poder usar novamente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo, realmente está fazendo muita falta. Agora nos resta torcer para que algum dia o fabricante retorne a fabricá-lo novamente.
      Bons treinos.

      Excluir
  5. Eduardo Ozaki
    Melhor tênis que já existiu
    E na torcida para seu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza todos nós estamos na torcida para o seu retorno.
      Bons treinos.

      Excluir
  6. Hoje vim procurar o tenis e deparo com essa notícia.... desejo-vos toda sorte do mundo. Deus vos abençoe na jornada. Obrigado por tudo, esta é a melhor expressão. Quem sabe im dia ...

    ResponderExcluir
  7. Que pena. Vim procurar o melhor tênis que já usei e fico sabendo que não é mais fabricado. Além de ser artesanal, podia ser personalizado com logo e nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim realmente é uma pena todos nós estamos sentindo falta do Sprint.
      Bons treinos

      Excluir
  8. Que pena, ainda tenho um par que guardei de lembrança, até porque os meus tinha uma diferença a mais no direito devido minha perna ser menor e quando usava palmilha nos tênis de loja, me machucava a sola do pé e o SPRINT feito com uma diferença de 2.5cm era todo conforto e os rendimentos sempre a contento! Hoje tenho uma prótese no quadril e foi feito a correção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela publicação...João Vicente São José dos Campos, Fui atleta de Pentatlo Militar e Corredor de rua!

      Excluir
  9. Eu comprei um há muito tempo, usei 1 vez, depois devido ao trabalho parei de correr e o tênis ficou guardado, esses dias olhei ele e está como quando comprei, achei bom, bem leve, uma pena ter parado de fabricar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem uma relíquia em mãos. Como parou de ser fabricado, guardo alguns somente para competições e um coloquei dentro de uma caixa de acrílico como troféu.
      Bons treinos!

      Excluir
  10. É Jorge.
    Também sou Fabiano e viciado em corridas.
    Fiquei sabendo pelo seu blog que o Tênis Sprint não está sendo mais fabricado, uma pena.
    A primeira vez que tomei conhecimento deste tênis fui em Poços de Caldas, quando fui correr a Volta ao Cristo e o Roberto e a Ana Paula estavam divulgando o produto.
    Já tinha acabado a minha numeração e por orientação deles, fiz um pedido, diretamente da Sprint e passei a usar este maravilhoso tênis.
    Usei vários e cheguei a comprar para amigos, da minha equipe de corridas, aqui de Brasília.
    Vamos torcer para que num futuro próximo reiniciem a produção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal amigo vc ser da FAB e ainda corredor, te desejo bons treinos e vamos torcer para que um dia o Sprint retorne, pois ele deixou muitos corredores na mão.
      Forte abraço!

      Excluir
  11. Estou voltando aos treinos depois de um período difícil pessoal e mundial pandemico, e vi q não será com o Sprint tênis, arrependi de ter jogado o q restou do meu fora, nunca me deu trabalho, era sem dúvidas ótimo. Abraço e q seja feita a vontade do senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo é o Sprint Tênis deixou muitos fãs uma pena, mas que bom que vc retornou as corridas, que Deus te abençoe e te desejo bons treinos!!!

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista