terça-feira, 31 de julho de 2018

Relato do atleta João Cláudio sobre o 7° Ultradesafio Sana 80K 2018


16ª Corrida Oficial - 7e° Ultradesafio Sana 80k - Corrida de Montanha
Data: 28.07.2018;
Largada: Praça da Igreja de Sana;
Horário da largada: 5 horas da manhã;
Chegada: Praça de Glicério;
Classificação por Faixa Etária: (não teve faixa etária);
Classificação Geral (Masculino e Feminino): 21°;
Total de participantes: 50;
Tempo oficial em atividade: 12 horas 02 minutos 45 segundos;
Elevação: 708 metros;
Altimetria: 2.488 metros;
Tipo de piso: Terra batida, paralepipido, asfalto e trilha;e e
Nível percurso: Difícil, Intenso.
A corrida já começou do dia anterior, pois saímos do RJ e fomos para Sana/Macaé 215km, sendo umas 3:30 horas ida. Chegando na pousada Sanadum que fica no centro de Sana, onde estava quase todos os atletas da Ultra hospedado, deixamos as bolsas fomos dar uma volta no centro de Sana e demorou uns 12 minutos isso por que ainda fomos fazer um lanche.
A noite fomos para o Congresso Técnico, para sabermos informações de sinalização, percurso, os pontos de controle e ponto de corte, depois disso um excelente jantar de confraternização.
Dia D, acordamos às 3:30 da manhã, já começamos a nos equipar, às 4 horas café da manhã e às 5 horas à largada, na largada descemos uns 850 metros e subimos a mesma distância passando pela largada novamente e seguimos em frente rumo a vitória.
A minha estratégia foi conquistar 10 kms de cada vez, assim que chegamos nos 10 primeiros kms, aí pensava nos próximos 10 kms, nos 20 primeiros kms corri com um colega, porém tive que alterar a estratégia para que ele conseguisse chegar até o ponto de corte com conforto, deu certo pois já estávamos no km 51 com o horário de 12 horas (meio dia), mas tinha 12km pela frente (com elevação nos primeiros 6km ida e 6 km volta), nesse percurso novo tínhamos que pegar a pulseira de identificação, na parte mais alta, se não pegasse a pulseira já era eliminado automaticamente.
Tínhamos que passar no ponto de corte no km 63 até às 15:30 horas e tínhamos ainda 3:30 horas para fazer 12 kms o que nos deixou bastante confortáveis, pois combinei com ele que iria garantir a sua passagem pelo ponto de corte e depois da li iria seguir meu ritmo, cumpri a minha missão com louvor, pois "Missão assumida é missão cumprida".
A frente encontrei com o meu querido amigo Ambrósio, Cirilo e Leandro e vim seguindo o pace deles, passamos pelo tempo de corte com 2 horas de antecedência e fomos em direção ao Gran finale, mas estavamos indo para a parte mais dura da corrida, pois a subida era de trilha, mas Deus como sempre me abençoou e conseguir subir bem dei umas duas paradas, quando cheguei perto do topo a mochila de hidratação quase não tinha mais água, tinha uma mangueira atravessando a pista fui ver se tinha água, mas nada, mais a frente tinha uma fonte d'água abençoada e eu e o Cirilo abastecemos e fomos em direção ao PC 71 que era o topo da montanha e agora é só descida, um pouco técnica, depois descida de terra batida e indo para cidade chão de paralepipido e vamos para conquistar os 80km.
No último minuto ainda soltei um Sprint, e o amigo chegou na minha frente 1 segundo. Após à chegada nos abraçamos e fui recepcionado pelo meu amorzinho com a medalha dos 80km e em seguida com um generoso prato de macarrão e uma coca cola e logo depois minha linda Lu me trás uma cerveja super gelada, que desceu super bem, a cerveja estava na minha cabeça nos últimos 15 kms.
AGRADECIMENTOS:

1) Agradecer a Deus por ele me dar a oportunidade levantar a cada dia e de fazer o esporte que amo;

2) Ao meu irmãozão Jorge Cerqueira, você é parte dessa minha conquista pessoal, pois sempre que era possível me chamava para os treinos pesados (treinos brutos, sem mimimi) e sempre me posiciona das corridas que iriam ter. Irmão obrigado por tudo e obrigado por você ser essa pessoa maravilhosa. O esporte que amamos tem a honra de ter você como atleta de ponta, pois é bruto (casca grossa) , mas de humilde gigantesca. Grande abraço irmão e que Deus o abençoe cada vez mais.
3) Agradecer também a minha Lu, que é mais uma das pessoas maravilhosas que faz parte da minha vida e está sempre comigo nas corridas de montanha. Beijo grande.
34) Agradecer a ASCOM pelo belíssimo evento e profissionalismo parabéns a toda equipe.
Avaliação da Prova
Retirada do kit;

No dia do congresso técnico (ponto positivo);

Hidratação durante a corrida;

4 pontos de hidratação com água mineral, coca cola, paçoca, amendoim, bananada e banana (ponto positivo);

Sinalização: Staffs, fitas e marcações no chão (ponto positivo);
Hidratação pós prova: Hidratação com água, coca cola, bananada, paçoca, cream Cracker, azeitonas e um delicioso prato de macarrão (Ponto Positivo);
Pódio Geral: Para os 5 primeiros masculino e feminino (ponto positivo);
Troféus e Medalhas para quem completou os 80k; e

Tênis utilizado foi o Sprint, o melhor tênis que utilizei até o momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista