terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Competição nº 542 - Desafio da Dutra 100K

 Aconteceu nesse final de semana sábado e domingo, dias 13 e 14 de janeiro de 2024 o Desafio da Dutra 100K, com às seguintes distâncias: 50 Km e 100 Km. Evento organizado pelo amigo Ultra Nildo daqui do Rio de Janeiro

Em junho de 2023 recebi uma mensagem do grande amigo Nildo daqui do Rio, perguntando se eu topasse ir nesse DESAFIO? Perguntei como seria? E daí ele me falou que estava convidando os amigos Ultras que conhecia para ir nesse desafio de 100 Km, para comemorar o aniversário dele de 50 anos que foi no domingo dia 14 de janeiro 2024, o louco o cara completou 50 anos e dobrou o desafio correndo 100 Km...kkk...Aceitei o desafo de imediato.
Kit da prova
Os meses foram se passando, eu treinando e competindo normalmente, porém quando chegou em novembro de 2023, acordei sentindo uma leve dor na lateral do joelho direito, era uma dor leve mais chatinha, fui no médico fui receitado e blá, blá, blá, mais isso é assunto para outro post em outro momento. Com isso não deu para ir treinando para os desafios, se passaram algumas semanas e fazia uns treinos leves, na semana passada já não sentia mais dor, mais tava temeroso de correr 100Km no asfalto e a dor retornar, mas graças à Deus durante o percurso a dor não apareceu...Ufaaa.

Chegou o grande dia do desafio, sábado dia 13 de janeiro de 2024, tudo pronto para ir para o ponto de largada e a noite o Rio de Janeiro começou a ficar debaixo dágua, que prejudicou várias familias. Por volta das 20:30 horas Eu e os amigos Igor, Márcio e Rafael solicitamos um UBER para nos levar para o local de largada, porém com toda essa chuva nenhum UBER estava aceitando, continuamos insistindo e depois de várias tentativas um UBER aceitou...Ufaaa ainda bem e daí o motorista nos falou que só tinha aceitado essa corrida porque tinha acabado de deixar um passageiro próximo e morava próximo do local onde nós íamos.

Ao chegarmos no posto Galop em São João de Meriti (local marcado) a chuva continuava intensa caindo, lá no local já encontrava alguns amigos que iria correr também, os minutos foram se passando e ficamos aguardando os amigos chegarem, deu 22 horas o horário que estava previsto para à largada, a mesma atrasou por conta dos amigos que não tinha chegado ainda, por volta das 23:30 horas, como só tinha mais um para chegar o Nildo o organizador e aniversariante do evento nos reuniu, nos deu um briefing e antes de largamos fizemos uma oração para que Deus nos protegesse durante o percurso. A chuva continuava caindo forte, ainda bem que não estava relampiando menos mal e às 23:40 horas partimos correndo pela Rodovia Dutra rumo a Volta Redonda.
    Prontos para mais uma missão
Como não deu para treinar direito realizando longões e ainda temeroso do joelho doer, não forcei fui correndo num ritmo bem leve e devagar, como estava chovendo tanto, não deu para gravar na Dutra para não estragar o celular, já tinha pedalado por essa rodovia duas vezes, a primeira vez foi com os amigos da Equipe Ultraciclistas (Casini e Marcelo), já a segunda vez foi em 2022 que o próprio Nildo nos convocou para pedalar 200 Km até a aparecida em São Paulo, já pedalando foi brabo, imagina correndo...rssss....A chuva fez a dutra se formar um mega engarrafamento de carros e caminhões, com isso vários carros começaram a ir para o acostamento e se formaram vários bolsões dágua que estava empoçados na dutra não dava para correr direito, ainda bem que tinha passado bastante hipoglós nos pés. Como estava engarrado fiquei temeroso de algum motorista pensar que nós éramos assaltantes se aproveitando da situação, mas Deus nos guardou, fomos correndo na madrugada.
Correndo por algum lugar da Dutra a noite
Durante o percurso o Vaguinho e a Tatiana foram nossos anjos da guarda nos apoiando levando nossa hidratação, alimentação e roupa extra caso nós precisávamos....Os pontos de parada do carro para nosso apoio ficou acertado que a primeira parada seria no Km 15, depois dos 30 Km a parada seria de 10 em 10 Km e a partir do Km 70 o carro de apoio iria parar de 5 em 5 Km. O grupo se formou em alguns pelotões: no início fui devagar porque estava sem ritmo e temeroso do joelho doer. Mais durante o percurso alguns que largaram rápido começaram a correr devagar que pude alcançar alguns e depois ficaram para trás. Corremos a madrugada toda com muita chuva e nada de dor no joelho, por volta das 5 horas da manhã a chuva tinha cessado os pés bastante encharcado dágua, mais nada de bolhas nos pés, foi passando os Km, quando cheguei no Km 54 veio a temida Serra das Araras, eu e alguns amigos fomos alternando correndo e caminhando, a temperatura continuava agradável mas sem chuva. Quando chegamos no topo da Serra das Araras já estava com 60 Kms percorridos, já estava desgastado, enchi minha mochila dágua, tomei soro, peguei mais alimentação e coloquei na mochila de hidratação eu e uns amigos partimos descendo a Serra das Araras caminhando, mas depois de um certo tempo falei com os amigos, olha vou voltar a correr porque quero concluir logo os 100 Km e assim fui correndo durante a Dutra de vez em quando olhava para trás para ver se vinha os amigos e nada deles aparecerem no meu campo visual. 
Amanhecendo na Dutra
Tatiana e Vaguinho só tenho a agradecer vocês...Muto obrigado!!!
Subindo a Serra das Araras
Quando chegou às 10 horas da manhã o sol veio rasgando e a temperatura esquentou demais, durante o percurso me hidratava bastante, os dois pés começaram a doer muito, como tinha corrido vários kms na chuva pensei que tinha dado bolhas nos pés, ao chegar no ponto de apoio tirei imediatamente as meias, verifiquei os pés, mas não tinha dado bolhas, só estavam doendo mesmo, mesmo assim passei uma nova camada de hipoglós nos pés e parti durante o percurso percebi que depois da Serra das Araras o que tem de tobogãs durante o percurso que foi impressionante, subindo e descendo toda hora, a estratégia era quando chegasse nas subidas ia correndo e alternando com caminhada. Quando cheguei no Km 77 vi um ponto de ônibus e com o corpo já desgastado e algumas partes do corpo doendo (menos o joelho), resolvi parar alguns minutos nesse ponto de ônibus e fiz uns alongamentos. Retornei a correr no percurso, ao chegar no km 90 veio mais uma subida bem INSANA subi caminhando já não tinha mais forças para subir correndo, quase chegando no topo dela eu pensando que viria descida, mais veio mais uma subida, pensei nos dizeres dos amigos do grupo tá molezinha...kkkk. 
A temperatura esquentou demais
Era cada subida insana
Quando cheguei no Km 93 tinha uma bifurcação a da esquerda continuava na Dutra e a da direita mais a frente estava escrito Volta Redonda, daí pintou a dúvida vou para a direita ou a esquerda? Peguei no celular e liguei para o Nildo, mais nada dele responder...Putz...Liguei para o amigo William e ele me deu as dicas (obrigado), mais em seguida o Nildo me mandou uma mensagem dizendo para continuar seguinda a Dutra, continuei hora subindo e hora descendo. Quando avistei a Churrascaria Pampas olhei no GPS e estava marcando 101 Km, daí falei comigo mesmo deve ser aqui a chegada de todos. Como não estava vendo ninguém, novamente liguei para o Nildo e ele me falou continua correndo na Dutra por mais 1 Km que estamos aqui...Putzzz pensei que estava no local certo e já tinha encerrado o GPS com 101 Km. Voltei para a Dutra como já estava quase perto da chegada e como já tinha encerrado o GPS fui caminhando, faltando mais ou menos uns 300 metros para chegada a amiga Anmielle que tinha vindo de correr a BR 135, veio em minha direção me dando parabéns (obrigado). Mais à frente estava o local da chegada. Ufaaa terminei os 101 Km em Volta Redonda o Desafio da Dutra com 17 horas 32 min e 44 seg. Se não fosse as dores no joelho que senti ano passado daria bem para treinar para esse desafio e senão tivesse feito as paradas durante o percurso faria esses 100 Km em menas horas até porque o tempo líquido deu 14 horas 20 min e 48 seg, mais fiquei muito feliz em ter terminado os 100 Km sem dor no joelho.
E lá vamos nós correndo no acostamento da Dutra
Quase chegando nem Volta Redonda
Missão Cumprida!!!
Pois já tinha pedalado 200 Km nessa rodovia, mais ainda não tinha corrido nela. Ter participado desse Desafio para mim foi insano porque não tinha dado tempo para treinar para essa corrida devido umas dores no joelho, mais graças ao tratamento, consegui completar a corrida sem dor no joelho. Isso foi bom porque ganhei mais volume para as próximas provas. Nildo muito obrigado pelo convite, você cumpriu muito bem organizando esse desafio e a missão dobrar correndo, completou 50 anos, mas correu 100 Km...Você é muito fera Que Deus te abençoe o evento foi TOP, mais uma vez muito obrigado e parabéns. Esse desafio contou com uma ótima estrutura para nós corredores e parabenizo ao casal Tatiana e Vaguinho pelo apoio no carro que vocês nos deram levando nossos material. Também parabenizo a galera que correram os 50 Km. Só foi uma pena que por causa da chuva alguns amigos não puderam sair de suas casas e ter ido participado conosco. 

Nos vemos na próxima linha de largada.🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista