terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Memórias de um Corredor - Parte 60

Nesse domingo, dia 28 de janeiro de 2024, foi dia de correr longão com as amigas Dra. Maria Vargas e a gaucha Malu no bairro de Freguesia em Jacarepaguá. A Dra. Maria Vargas, diretora da Cassino Ultra Race e moradora do desse bairro. sempre estava me convidando para fazer esse treino com ela, só que a minha agenda não estava batendo com a dela e nesse domingo surgiu a oportunidade e finalmente saiu o longão, pelas subidas ingremes de alguns condomínios, na Serra dos Pretos Forros e na escadeira Eldorado.

Levantei às 5 horas da manhã, abri a janela e contemplei uma linda manhã maravilhosa, com o tempo nublado, fazendo um clima bem agradável para correr, me aprontei rápido, tomei café da manhã, liguei o meu MP3 e às 6 horas da manhã, parti correndo em direção ao bairro da Freguesia, já cheguei naquele bairro aquecido para o treino longo. De Marechal Hermes até o ponto marcado na Freguesia deu 14 Km. Ao chegar na portaria da amiga Dra. Maria já fui recebido com café, água e frutas, porém como já tinha tomado café da manhã o estômago ainda estava cheio e para não fazer desfeita comi somente uma banana (muito obrigado pela recepção). Nesse treino a Dra. Maria Vargas convidou também amiga gaucha Malu(adorei te conhecer fera). Como o treino seria com as amigas não tinha como correr escutando música guardei o MP3 na mochila e saímos correndo pelo asfalto das ruas da Freguesia, hora corria no asfalto e hora corrria na calçada durante o percurso passamos correndo por pequenas elevações, eu sinceramente estava bem cansado do dia anterior pela limpeza no sítio, mais como não tinha para onde fugir fui treinar com as meninas. Chegamos em um condomínio da Rua Frans Post e começamos a subir pelo paralelepído, até cheguei comentar com as meninas que há muitos anos atrás cheguei a trabalhar nesse condominíno fazendo parte da segurança e pude relembrar alguns momentos daquela época, já fazia muito tempo que não passava por esse condomínio, fomos subindo cada vez mais e a cada passada o terreno ficava mais íngreme. Quando chegamos no topo desse condomínio deu para correr um pouco aliviado no plano, ao chegar na divisa de outro condomínio, tivemos que pular um portão de ferro que estava trancado, feito isso começamos a descer, apareceu uns vira latas latindo, fingi que estava baixando para pegar uma pedra e os mesmos tomaram um susto fugindo de nós...ufaa...rsss. Mais a frente apareceu outra subida enorme, fomos correndo e alternando com pequenas caminhadas. De repente desce um carro e para perto de nós e ouvimos uma mulher falando que estava treinando na área dela, ao se aproximar do carro vi que era a grande amiga atleta maratonista Nercy Freitas que ganhou várias provas pelo Brasil afora. Perguntei para ela o que ela estava fazendo ali? A mesma me informou que morava nesse condomínio. Foi muito bom reencontrar essa grande atleta.
Començando o treino em Freguesia
Prosseguimos morro acima, saímos do asfalto e pegando um percurso de terra batida, devido as chuvas que tinha caído o percurso estava com muita lama e alguns buracos no percurso, ao chegar numa parte mais acima tinha uns moradores consertando a rua de barro, cumprimentamos e prosseguimos até dar numa trilha, mas a amiga Maria resolveu não entrarmos porque o mato estava muito alto, começamos a descer e vimos um pé goiaba fizemos uma parada rápida, pegamos algumas goiabas e fomos descendo saboreando essas maravilhosas frutas foi showww. Ao sairmos do condomínio prosseguimos correndo no asfalto, ao chegar em frente ao Hospital Cardoso Fontes, fizemos uma breve parada para comprarmos água gelada e isotônico. Prosseguimos e mais ou menos uns 300 metros a frente desse hospital tinha uma entrada da trilha que se chama Trilha dos Pretos Forros. Um lugar bem histórico que desconhecia que existia.
Serra dos Pretos Forros - Freguesia
Serra dos Pretos-Forros, com 483 metros de altitude é uma serra localizada no início da subida da Serra do Guajaú no bairro de Jacarepagúa (Zona oeste) do Rio de Janeiro, que fica situada entre os bairros da Água Santa e Lins de Vasconcentos,  sendo um divisor natural entre os bairros de Jacarepaguá (Zona Oeste) e do grande Méier (Zona Norte). Fazendo parte do setor 4 do Maciço da Tijuca. Seu trecho oeste voltado para os bairros de Piedade, Quintino Bocaiúva, Praça Seca e Tanque, recebe a denominação de Serra do Inácio Dias. Recebeu este nome porque era na subida da serra que os escravos alforriados (forros), como também os fugidos, buscavam abrigo, construindo quilombos. Apesar de boa parte de seus morros estarem atualmente cobertos por capim colonião, a Serra dos Pretos Forros ainda preserva trechos de Mata Atlântica, principalmente no lado de Jacarepaguá, tendo ainda oito pontos de nascentes naturais. Em 14 de novembro de 2000 um decreto da Prefeitura do Rio de janeiro (do então prefeito Luiz Paulo Conde) estabeleceu a serra como área protegida ambientalmente. Uma área total aproximada de 2645,7ha e localizada na XIII R.A. (Méier), XV R.A. (Madureira) e XVI R.A. (Jacarepaguá)."

Ao entrarmos na trilha os barulhos dos carros não se ouviam mais, escutávamos várias vozes dos cristãos orando e cantando, o coração batia mais forte e mais vezes, perto do seu limite máximo. A respiração acelerada era ouvida junto com às passadas o lugar é recheado da mata atlântica o ar ficava cada vez mais úmido, a mata se fechando, o sol estava encoberto pelas nuvens e também escutavamos os sons dos pássaros, os ruídos do mato, essa trilha é bem íngrime e devido a chuva que tinha caído o solo estava bastante escorregadio, como não sabia que iria subir nas trilhas acabei indo com tênis de asfalto e tomava cuidado para não escorregar e cair na trilha, já estava bem cansado, como também estava sem bastão, usei a técnica que os militares dos exército utilizam durante suas marchas, coloquei as mãos na coxas e fomos subindo lentamente. A Maria parecia uma formiga atômica não parava de jeito nenhum e ia a frente nos guiando eu e a Malu já estávamos bem cansados, a cada metro do morro acima a gente cruzava com os cristões orando, isso foi muito bom, com a trilha escorregadia fomos subindo a Maria nos puxando e nos enganando dizendo que só faltava 30 metros para chegada do topo da serra...kkk...Ela judiou de nós...kkkk...Ao vermos mais a frente um clarão vimos que a chegada estava bem próxima e finalmente alcançamos o topo da Serra dos Negros Forros. Fiquei imaginando se hoje em dia para nós já foi dificil de subir, fico imaginando os escravos naquela época subindo, eles foram uns heróis, apesar de ser muita mata não tem uma sequer fonte dágua naquela serra, mais água não foi problema porque estávamos bastante abastecido com hidratação na mochila, numa parte do texto acima retirado da wikipédia diz que tem oito fontes dágua, por esse lado que subimos em jacarepaguá não tinha nenhuma a não ser do outro lado da serra. Mais é bom não ter nenhuma fonte dágua, porque senão a trilha estaria muito suja com os trilheiros e o pessoal espírita que colocam despachos. Ao chegarmos no topo da serra tinha mais cristãos orando lá em cima, cumprimentamos eles, hidratamos, comemos, registramos algumas fotos e vídeos e começamos a descer a trilha com todo cuidado porque o solo estava bastante escorregadio. Descemos toda a trilha, acabei esquecendo de ver qual a quilometragem dessa trilha feita, mas a amiga Maria nos informou que foi 3,5 Km subindo mais 3,5 Km descendo totalizando 7 Km.
Só o cume interessa!!!
Ao chegarmos no asfalto a amiga Maria nos levou para conhecer a entrada outra trilha do outro lado da rua a Trilha do Pretos Ciganos que vai até o Parque Nacional da Tijuca. De nível moderado a difícil, ela exige disposição para aguentar as subidas íngremes. Durante o caminho de mata fechada, você passa ao lado do Pico Bom Retiro e Altos dos Ciganos. Mais esse papo é para outro post, porque não entramos nessa trilha, estarei em breve conhecendo ela treinando lá. Continuamos o treino descendo pelo asfalto das ruas da freguesia e como só via pela internet a galera treinando numa escadaria do Eldorado, pedi a Maria para nos levar. Após alguns Kms percorrendo pelo asfalto chegamos no condomínio Eldorado que condomínio lindo cheio de mansões e após correndo dentro desse condomínio chegamos na bendida escadaria eldorado com 129 degraus abençoados. Quando chegamos nessa escadaria a alma já tinha saído corpo já estava bem esgotado, mesmo assim não quis perder a oportunidade de fazer um treino nessa bela ingreme escadaria subi e desci algumas vezes. O GPS marcou 30 Km, mas com certeza foi muito mais , durante uma parte subindo a serra dos Pretos Forros o meu GPS tinha perdido o sinal e por coincidência o da Maria também havia perdido o sinal.
Escadaria Eldorado
Durante todo o percurso desse treino na mata o percurso oferece momentos especiais de contato direto com a natureza. A serra dos Pretos Forros uma rica área exuberante, cheio de história para contar e para quem ainda não conhece é um ótimo lugar para correr, meditar e orar. Quando chega ao fim do percurso é quase a mesma sensação de quando você esta terminando uma Maratona e consegue ver a faixa de “Chegada”. Satisfação, superação do dever cumprido e a hora de partir para casa para o descanso merecido.

Dra. Maria Vargas muito obrigado pelos ensinamentos e por nos ter levado para conhece a trilha dos Pretos Forros e a escadaria Eldorado, gaucha Malu adorei te conhecer obrigado pelo apoio. Em breve estaremos fazendo outros treinos.⛰️🏃🏾‍♂️💨🇧🇷

f
f
f


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista