segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Local: Visconde de Mauá à Penedo - Rio de Janeiro;
Colocação Geral: 22°;
Colocação Faixa Etária: 3° (Mas não teve premiação no pódio);
Total de Corredores: 262 concluintes.

Foi realizado nesse domingo dia 20 agosto 2017 a 2ª edição da A Muralha Up And Down Marathon em Penedo - Rio de Janeiro.

Esse ano o percurso foi inverso descendo, apesar de ser descendo lá em cima durante o percurso também teve algumas subidas. Essa foi a minha 2ª participação nessa maratona, pois como corri a edição inaugural dessa prova ano passado subindo e para quem fizesse as duas edições (back to back) iria ganhar a 3ª medalha e mais uma camisa. Então fui lá correr novamente, o ruim foi ter que abrir mão da XXI Meia Maratona Internacional do Rio que caiu no mesmo dia, para mim essa Meia é especial porque foi nela que no dia 26 agosto 2001 estreando no mundo das corridas e pela primeira vez não corri.

Eu e mais 4 amigos corredores partimos para Penedo um dia antes de carona solidária com o amigo Saulo (obrigado) chegamos por volta das 14 horas em Penedo, fomos retirar o kit da prova, depois fomos almoçar, retornamos às 16 horas para o Congresso Técnico da prova e em seguida fomos procurar uma pousada para passar a noite o pior que em várias delas estavam esgotadas, quando conseguimos uma que tinha vaga, quando iriamos nos acomodar chegou um casal com bebê perguntando pela vaga a mulher da pousada falou com esse casal que tinha pensado que eles tinham desistido e que estava alugando o quarto para nós, mas como esse casal estava com um bebê de colo, resolvemos abrir mão, a Dona da Pousada pediu desculpas e começou a ligar para umas pousadas conhecidas e quando conseguiu uma a mulher falou que estava sem luz...putz, mas como Deus é bom o amigo Rodrigo que estava em outra pousada nos passou um zap falando que tinha vaga na pousada que ele estava ufaaa...rsss.
Na entrega do Kit da prova
Kit da prova
Fui descansar por volta das 22 horas porque tínhamos que acordar de madrugada para pegar o ônibus da organização da prova para ir para a largada em Visconde de Mauá. O ônibus acabou saindo de Penedo por volta das 3:30h da manhã, durante a viagem o motorista ligou o ar condicionado, daí os corredores pediram para o motorista desligar o ar, pedido atendido, mas daí comecei a não sentir bem com tudo abafado dentro do ônibus, dei graças a Deus quando chegou na largada. Chegamos por volta das 5 horas no local da largada, acabei de me aprontar, guardei a minha bolsa nos guarda volumes e fui fazer um aquecimento porque estava fazendo um frio. Diferente do ano passado que choveu e fez muito frio o dia amanheceu com um tempo lindo, céu limpo, mas depois as nuvens encobriram o céu, não choveu mas no início tava um pouco de frio.
Antes da largada
As 6:00 h da manhã o sino e uma buzina foi tocada e lá fomos nós correndo em direção a Penedo, larguei com cautela, porque uns 4 dias atrás fiz um treino leve de 8 Km e quando faltava 1 Km para finalizar o treino senti uma fisgada na virilha e como uma maratona dessa não se brinca lá fui eu. Lembro que corri por cerca de uns 5 Km quando veio a primeira subida um pouco ingrime, chegamos no plano e corremos mais uns 3 Km até chegar outra subida nos 8,5 Km. Apesar desse ano ser descendo, lá em cima na serra corremos subindo em algumas partes. Na segunda subida a virilha começou a doer um pouco e resolvi fazer alternar com pequenas caminhadas e correndo até chegar o cume da serra, no ponto mais alto que deu 12 Km, depois foi só descida íngreme, resolvi ligar o motor e partir para um abraço, corri forte até que lá pelos km 15 me deu uma vontade de fazer o número 2, putz que droga...rsss...procurei rapidamente um mato fiz e retornei a correr a prova como a dor na virilha não estava doendo aproveitei para correr mais forte, onde fui ultrapassando vários corredores que estavam com medo de descer forte. Chegamos no plano também corremos por alguns tobogãs, lá pelos km 30 a danada da dor retornou a vontade era de parar, mas continuei correndo...Veio os Km 35, 40 e o 42 completando  a prova com muita emoção em 3h 22min 33seg alcançando a 22° Colocação geral e 3° na minha faixa etária, acabei repetindo o resultado geral do ano passado. Show!!!
Obrigado meu Deus por mais uma prova concluída
Segue minhas parciais por Km:
Valeu João
Priscila Teles
Avaliação da Prova:
Inscrição: De R$ 270 à 320 reais de acordo com as datas dos lotes. Um pouco cara;
Kit: Entregue 2 dias antes no local da chegada em Penedo. Onde tivemos esse ano que doar 1 litro de leite para uma instituição de caridade local. Recebi: 1 sacola de papel, 1 camisa de manga de poliamida, 1 número de peito, 4 alfinetes, 1 boton da A Muralha e 1 chip descartável...Ponto positivo;
Guarda volumes: A organização disponibilizou um local na prova na largada onde guardamos nossos pertences  dentro de uma sacola grande transparente em que a Staff escrevia o nosso número na sacola e guardavam dentro do ônibus, tanto na entrega como na devolução não tive problemas...Ponto positivo;
Altimetria  e Percurso da prova: Difícil...Um percurso de tirar o fôlego com subidas e muitas descidas. Percurso de asfalto com uma pequena parte em paralelepípedo. Corremos em meia pista fechada pela Guarda Municipal local, em todo o percurso principalmente nas bifurcações tinha vários staffs indicando a direção certa a seguir, durante o percurso não teve placas de marcação de Kms, ao chegar no Km 17 a neblina tomou conta da serra. Durante o percurso a Guarda Municipal ia e vinha pelo percurso fiscalizando no percurso. Pois a largada dessa vez deu-se em Visconde de Mauá e finalizamos em Penedo...Ponto positivo;
Posto de hidratação: Muito bom, em todos os postos de hidratação os staffs serviam os corredores com luvas, na largada colocou um posto de água com copos dágua fechados, durante o percurso colocou vários pontos de hidratação com copos dágua fechados, copos abertos de gatorade em alguns postos frutas...Observei que os Staffs enchia os copos grandes de gatorade até a boca, a dica que dou é que não precisa encher todo o copo para não haver desperdícios, como vi em alguns postos que os corredores passaram beberam um pouco e jogavam fora, meio copo de gatorade basta, não há necessidade de encher até a boca, na chegada teve outro com copos dágua fechados, garrafa de gatorade a vontade e para quem bebia um copo grande de cerveja...Ponto positivo;
Posto Médico: O organizador colocou 1 ambulância na largada, vi outra durante o percurso e outra na chegada com Equipe Médica...Ponto positivo;
Banheiros: Na largada os corredores usaram o banheiro de um bar local, devido ser apenas 1 masculino e 1 feminino a fila ficou grande e daí os corredores usaram o mato mesmo, a solução é a organização colocar mais uns banheiros químicos na largada, no Km 30 do percurso tinha 2 banheiros químicos e na chegada um caminhão banheiro químico masculino e feminino...Ponto positivo;
Lanche:  Além das frutas distribuídas em alguns pontos de hidratação na chegada tinha maçãs e bananas a vontade...Ponto positivo;
Premiação: O organizador premiou os 5 primeiros colocados no geral Masculino/Feminino com troféus...Ponto positivo;
Premiação na Faixa Etária: Ano passado teve, já esse ano não teve, conversei com o organizador e o mesmo me falou que vai ver se ano que vem retorna essa premiação, nada mais justo que ela retorne mesmo...Ponto negativo;
Medalha de participação: Todos atletas que cruzaram a linha de chegada receberam suas medalhas de conclusão, mas apenas os que fecharam o percurso completando back to back receberam a terceira medalha de conclusão da A Muralha Up and Down Marathon. As mesmas foram entregues de acordo com a conclusão do tempo que os corredores iriam concluindo. Os corredores do 1° ao 10° receberam medalha de ouro, os que completaram até sub 2h59min receberam medalha de prata, os que completaram até 3h49min receberam medalha de prata, os que completaram até 4h59min receberam medalha de bronze e os que completaram acima de 5 horas receberam medalha de cobre. Já eu que concluí em 3h22min recebi a medalha de prata mais a medalha dourada por ter concluído o percurso back to back...Ponto positivo;
Resultado da Prova: A prova foi cronometrada pela Chip Vale e o resultado foi divulgado por nomes em ordem alfabética o que não dá para ver qual a colocação correta dos corredores, escrevi para a Chip Vale relatando esse fato, me foi respondido que por determinação da organização da prova, os resultados por enquanto vão ficar por ordem alfabética que depois irão atualizar com as colocações. O resultado saiu correto após 3 dias após a prova. Acho errado isso, mas tivemos que aguardar...Ponto negativo;
Prova: Pois a Maratona A Muralha apesar de ter um percurso lindo é uma prova desafiadora em que um ano é subindo e outro ano descendo, a prova exige muito dos corredores, tem que treinar muito para ela, mesmo na descida vi muitos corredores tomando cautela descendo devagar, já outros acostumados como eu descemos a lenha correndo forte, mas ao concluir a prova valeu todo esforço. Tirando a premiação das faixas etárias o restante foi uma boa prova de se correr. Parabenizo a todos da organização da A Muralha pela prova e quem ainda não foi correr recomendo que vá ano que vem correr.

Nos vemos em breve, bons treinos 🏃🏃🏃

1. Parabéns Jorge. ...mandou muito bem! Fiquei daqui na torcida. ..muralha vencida....que venham os próximos desafios! Grande abraço da amiga Andrea de 3Rios😊👏👏👏👏

1. Andrea obrigado amiga e espero que ano que vem vc corra essa prova também. Bons treinos!!!

2. Valeu pelo relato Jorge. Curti ler. Foi isso aí. Boa avaliação da prova. Só ficou faltando minha foto contigo ai (ponto negativo kkkkk)

1. João boa noite obrigado amigo, muito bom correr com vc...Parabéns também para vc mandou super bem e espero que ano que vem vc corra ela novamente fazendo o percurso back to back. Quanto a nossa foto já postei lá novamente...E ponto positivo...kkkk...Abs

2. Valeu grande Jorge. Aparecer aí ao seu lado é uma honra amigo. Ponto positivo! Rsrs

3. Respostas
    1. Dalton obrigado amigo e espero que vc corra essa prova um dia. Abs

4. Parabéns Jorge, ano que vem tem mais!
    Bruno CORJA

1. Vlw Bruno parabéns para vc também amigo vc mandou super bem. Ano que vem tem mais PCS. Abs

5. Parabéns Jorge!!! Creio que a edição em descida é mais difícil, fiquei sabendo que tem uma descida bem inclinada e de 10 km, eu particularmente prefiro subir ela, pois subida é meu forte de tanto correr em provas longas de montanha, como por exemplo no K42 Villa La Angostura, na Argentina, independente de gostar ou não de descida é fato que ela exige bem mais das articulações pois o impacto é muito maior!!! Mesmo assim gostei da atitude do organizador Marco de ter adotado as ideias da famosa e tradicional Ultramaratona Comrades, ou seja de inverter a direção da prova a cada ano, e de de presentear com uma terceira medalha para quem faz os dois sentidos, o tão comentado e badalado "back to back", só acho que ele poderia fazer a largada uma hora depois para aumentar a dificuldade do desafio para ficar ainda mais parecido com a Comrades, afinal nossos corredores e corredoras precisam tomar um bronze é bom para os ossos por causa da vitamina D, a galera está tão pálida com a falta de sol que estão parecendo vampiros de tanto correr na madruga!!! kkkk!!! :D Um grande abraço!!!

1. Grande amigo Pinguim muito obrigado é realmente em descida exige mais das articulações mas se o seu forte é subir então se programa para o ano que vem correr ela pq vai ser subindo amigo. Realmente provas assim invertendo o percurso e mais desafiador e bom tambem. Quanto a largada ser uma hora depois eu acredito e por causa do trânsito por causa da estrada. Mas fica a dica para o organizador. Forte abraço.

6. Parabéns amigo Jorge guerreiro,pra mim sempre será um imenso prazer correr com meu ídolo você né!Deus abençoe você sempre amigo, espero que em 2018 nós possamos correr juntos de novo! Brigadão pela foto aí valeu.forte abraço amigo fica com Deus!

1. Grande amigo João o prazer foi meu em correr com vc também fera meus parabéns e que Deus possa te abençoar também e com certeza 2018 estaremos correndo ela novamente. Fica com Deus. Abs

7. Parabéns Jorge !!!...Sempre Guerreiro e Vencedor em sua Coleção de Maratonas e Ultras !!! Foi imenso prazer participar desta Edição de A Muralha Up and Down Marathon 2017....maratona com cara de ultra, que nasceu para desafiar os corredores brasileiros...Mais de 2.200 metros de desnível numa prova de asfalto...competição inspirada na Comrades Marathon, que acontece na África do Sul e é considerada a maior Ultramaratona do mundo... A prova inverte o percurso a cada ano: na primeira, privilegiou a subida Penedo X Visconde de Mauá e em 2017, o trajeto foi em descida Visconde de Mauá X Penedo....Grande maioria dos competidores foi de fora da região Sul Fluminense, número que incluiu ainda atletas da Argentina e do Chile...No ano passado, 150 atletas se inscreveram e esse ano o número passou para 450....Entre os destaques observamos da Up and Down Marathon, um dos mais interessantes e o design nas medalhas, onde cada uma delas representa um animal em extinção do Parque Estadual da Pedra Selada: lobo-guará, jaguatirica, sussuarana, tamanduá e tatu-canastra. Os corredores as receberam de acordo com o tempo e a posição final no desafio. !!!Forte abraco a você.......Salve Jorge !!!!.....Fátima Cabral

1. Amiga Fátima o prazer foi meu em te encontrar e correr essa grande prova com vc, concordo com que tudo que vc disse. Meus parabéns amiga pelo feito e que em 2018 possamos estar lã novamente subindo e completando a 3a edicao. Fica com Deus. Abs

8. Jorge,Belo relato,descreveu muito bem o que foi a Muralha 2017,de fato,poucos pontos a melhorar,um deles com certeza, é a volta da premiação da faixa etária. .Parabéns pela bela corrida. José Luiz Fernandes

1. Opa José obrigado amigo e vamos torcer para que a organização retorne com as premiações das faixas etárias nada mais justos pelo nossos esforços conquistados.
      Forte abraço.

9. Olá Jorge tudo bem?

Agradecemos mais uma vez a sua participação, há alguns meses queríamos escrever essa mgs mais o tempo foi passando...

Em relação a post gostaríamos de registra alguns pontos:

A inscrição da prova partiu de 270,00 e terminou em 320,00 não 370,00 conforme informado. Vaáido lembrar também que nesse valor já está incluso o transporte, não é cobrando de forma extra como a maioria dos eventos. Disponibilizamos também ônibus de viagem para esse transporte e não ônibus urbanos.

Sinalização de quilometragem, realmente houve uma falha e a empresa contrata não entregou a marcação de percurso a tempo. Ficamos devendo e fato!

Por ser uma prova bem difícil e cansativa, houve muitos pedidos para que a cerimônia de encerramento que já é rápida fosse diminuída visto que esperamos até o ultimo atletas das 6h cruzar o pórtico e comemoramos com ele também, assim optamos por não fazer a premiação por faixa etária, que já temos as medalhas por tempo de conclusão.

Em relação ao resultado tivemos várias desclassificações por quebra de regulamento de prova, assim optamos por não divulgar o regulamento final até que todos esses casos fossem avaliados individualmente, esse foi o motivo da demora.

Para finalizar agradecemos sempre as criticas construtivas estamos sempre dispostos a ouvir e entender a demanda de todos os atletas! Mas uma vez agradecemos seu post!

Até breve!

Organização - A Muralha Up and Down Marathon
    contato@amuralha.com.br
    www.amuralha.com.br
    Use em suas redes sociais:
    #amuralha #corpomentecoração

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com