quarta-feira, 16 de agosto de 2017

XXI Meia Internacional do Rio de Janeiro pela primeira vez não vou

No próximo final de semana, Domingo dia 20 agosto 2017, teremos à XXI Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, onde milhares de corredores brasileiros e estrangeiros virão correr essa grandiosa prova aqui no Rio de Janeiro.

Muitos não gostam de correr essa prova por causa da organização, já outros como eu gostam de correr ela, não pela organizadora da prova, mas porque foi nela que exatamente há 16 anos atrás (26 agosto 2001) estreava nessa prova, logo de cara foi minha primeira competição oficial. Nesse final de semana seria à 17ª vez que estaria correndo ela, mas como não posso estar no mesmo lugar ao mesmo tempo, pela primeira não estarei alinhado com milhares de corredores em São Conrado, porque no mesmo dia estarei correndo a Maratona A Muralha em Penedo (Um distrito do município de Itatiaia no Rio de Janeiro).

Nota-se na foto acima que ao longo de 103 anos (1914 à 2017) o bairro de São Conrado mudou muito e como mudou. Na primeira foto à esquerda em 1914 onde tem um Senhor sentado em cima de uma mureta, deu lugar a um grandioso condomínio particular com um grande campo de golfe de gente rica.

Ao longo desses 16 anos correndo essa prova tenho muitas e muitas histórias para contar, fora outros milhares de corredores, pois tomei a decisão de não correr esse ano, porque ano passado foi realizada a 1ª  edição da A Muralha e a organização da prova inovou nos informando que quem corresse a 2ª edição da A Muralha fazendo o famoso back to back no ano seguinte (2017) ganharia à 3ª  medalha pelo feito, só que a organização da A Muralha colocou no mesmo dia da Meia Internacional do Rio, que me impedirá de estar correndo é uma pena.

Curiosidade a primeira Meia Internacional do Rio quando estreei em provas em 2001, completei a mesma em 1h 55min e o meu recorde é de 1h 21 min (2011) até hoje, nota-se que evolui muito. 

Ainda falando dessa meia a prova tem sua largada no Bairro de São Conrado e sua chegada no Aterro do Flamengo. O percurso é repleto de beleza naturais, logo quando se inicia-se a corrida vem a subida da Av. Niemayer, muitos não gostam dessa subida, mas a mesma não mete medo, o lance é se poupar nessa subida e descida. Outro fator importante e psicológico que o corredor deve ter em mente é que a largada é tarde, se o tempo não esquentar tudo bem, mas se fizer calor o corredor tem que estar preparado para isso, principalmente quando chega no Aterro do Flamengo o corredor tem que correr até o Monumento dos Pracinhas para fazer a volta e retornar pelo outro lado do aterro até a chegada (quase 5 Km) e se o tempo tiver quente já viu né. Aeee após cruzar a linha de chegada é hora de agradecer à Deus, colocar a medalha no pescoço e comemorar muito.

A todos que vão correr a Meia Internacional do Rio boa prova.🏃🏃🏃

21 comentários:

  1. Ótimo texto Jorge
    Você sempre contribuindo

    ResponderExcluir
  2. Belas palavras meu amigo, não será minha primeira Meia Maratona mas será minha primeira Meia Internacional do Rio espero correr muitas edições dessa corrida e espero encontra-lo nas próximas edições. Boa sorte pra você na muralha.
    Admiro muito os Ultramaratonistas e espero esta praticando ultramaratonas em 2019 pois em 2018 estou partindo para as Maratonas.
    Um grande abraço de Giovanni dos Amigos Corredores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa amigo Giovanni muito obrigado e desejo a vc uma ótima Meia Maratona estarei na torcida para que vc chega no mundo das Ultras.
      Bons treinos.

      Excluir
  3. Ótimo texto Jorge
    Você sempre contribuindo

    ResponderExcluir
  4. Show, gostei do texto. Estarei lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Zequinha e desde já desejo a vc uma ótima prova.
      Abs

      Excluir
  5. Relato muito bom. Está será minha primeira Meia Maratona Oficial, estou super ansioso e feliz por se uma prova desse nível, e é uma pena vc não estar la. Mas vamos em frente representar a #MVRUNNERS. Grande abraço mestre Jorge!!!!! - Marcelo Leite -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo obrigado é realmente é uma pena não poder correr dessa vez, mas estarei torcendo por vcs amigos, acredite vai dar tudo certo. Lhe desejo uma ótima prova.
      Abs

      Excluir
  6. show meu amigo valeu pelas informações preciosas e te desejo uma ótima prova em Penedo estarei na meia internacional e se Deus quiser um dia farei essa prova de Penedo . abração.

    ResponderExcluir
  7. Uma pena vc não poder participar desta....mas com certeza fará bonito na Muralha! Excelente prova meu amigo!
    Andrea 3Rios 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa realmente é uma pena em não poder participar dessa vez, obrigado e boa prova para vc também.

      Excluir
  8. Deve ter sido um problema para você tomar esta decisão de abrir mão da meia do Rio, tendo em vista todo valor histórico que esta corrida tem na sua vida! Boa sorte lá em Penedo! Meia do Rio, provavelmente estarei ano que vem fazendo minha estreia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erivelton sim foi um problema, mas ano que vem terá mais, muito obrigado e na torcida por vc também. Abs

      Excluir
  9. Estarei la, será a minha terceira participação nesse evento.

    Essa prova exige muito do psicológico.

    Boa sorte na Muralha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesária obrigado e boa prova para vc também, acredite no seu potencial que vc conseguirá. Abs

      Excluir
  10. Respostas
    1. Edson muito obrigado e também desejo boa prova para vc também.

      Excluir

Sejam bem vindo(a)s ao meu Blog de Corridas. Participe seus comentários serão muito importantes para mim e para outros participantes interessados no mesmo tema.

Todos os comentários serão bem vindos, mas, reservo-me no direito de excluir eventuais mensagens com linguagens inadequadas ou ofensivas.

PS: Caso queira entrar em contato, me envie um e-mail para: jmaratona@jmaratona.com

Obrigado,

Jorge Cerqueira
Ultramaratonista